GERAL
Efluelda: conheça vacina quadrivalente contra gripe destinada a idosos
A farmacêutica Sanofi acaba de lançar no Brasil a primeira vacina quadrivalente de alta dose contra a gripe. O imunizante Efluelda é voltado para o público acima de 60 anos e oferece maior proteção contra as cepas da influenza A e B.
A gripe é uma doença que pode causar consequências graves e imprevisíveis. Estudos já mostraram que adultos com mais de 40 anos têm oito vezes mais chances de sofrer um derrame nos primeiros três dias após contrair a doença e 10 vezes mais de sofrer um ataque cardíaco. Adultos com diabetes são 75% mais propensos a ter um evento glicêmico anormal após passarem por uma gripe.
De acordo com a infectologista Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, as consequências da influenza podem ser ainda piores entre os idosos, pois a medida que envelhecemos, nosso sistema imune passa por um processo natural de enfraquecimento, chamado imunossenescência.
“A infecção por influenza pode gerar uma reação em cadeia de processos inflamatórios que têm potencial de causar quadros clínicos graves cardiovasculares e metabólicos, especialmente na população idosa em que ocorre um processo de enfraquecimento natural do sistema imune”, explica Rosana.
No Brasil, o envelhecimento da população está se acelerando. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050, o número de idosos no país será o dobro do número de crianças. Atualmente, as infecções respiratórias são a quarta maior causa de mortalidade nesse grupo etário e a letalidade por gripe é a maior entre todas as faixas etárias.
A partir do mês de abril, a Efluenda estará disponível para a venda em clínicas privadas de vacinação.