Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Em cumprimento a decisão do STF, PF combate garimpo na Terra Indígena Kayapó

Publicado em

Uma operação da Polícia Federal na Terra Indígena Kayapó, no Pará, resultou na destruição de acampamentos ilegais e maquinário usados em garimpo ilegal, além da apreensão de munições, mercúrio, ouro e celulares. Em oito dias de ação, a operação, iniciada em 2 de maio, já removeu invasores e eliminou estruturas ilegais em uma área afetada pelo garimpo ilegal que, segundo o governo federal, destruiu 274 hectares de floresta – equivalente a cerca de 253 campos de futebol.

A ação, que segue em duas frentes (remoção de invasores e identificação de responsáveis), concentra-se nas áreas próximas aos rios Fresco e Branco, afetados pelo assoreamento e contaminação por mercúrio, substância tóxica usada na extração de ouro. Essa contaminação representa grave risco ambiental e à saúde das comunidades Kayapó (Mebêngôkre).

A operação atende a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da ADPF nº 709, que visa proteger os povos indígenas de invasões e exploração ilegal em seus territórios. A remoção dos invasores e a destruição do maquinário representam um passo importante na proteção da floresta amazônica e na garantia dos direitos dos povos indígenas. A Polícia Federal continua investigando os responsáveis pelos crimes ambientais para que sejam responsabilizados legalmente.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress