GERAL
Em Manoel Urbano, pais reclamam de falta de transporte escolar e reforma está prejudicando o ano letivo dos alunos
Pais dos alunos da Escola Estadual Nazira Anute de Lima, localizada na rua Francisco Freitas, bairro São José, no município de Manoel Urbano, distante da capital Rio Branco (AC) 216 km, entraram em contato com o Na Hora da Notícia para relatar que seus filhos estão com o ano letivo comprometido, por conta de uma reforma na unidade que não acaba.
“Já estamos chegando no meio do ano e não temos uma posição até agora de quando vai iniciar as aulas. Já estive lá e não tem previsão, pois a escola não foi pintada e nem feita a instalação. Outras escolas já estão para entrar no recesso do meio do ano enquanto os alunos daqui nem iniciaram e nem tem previsão de quando vai iniciar”, relatou uma mãe, que prefere não se identificar.
Além disso, outra dificuldade que os moradores daquela região estão passando com seus filhos é sobre o transporte escolar que não tem e as crianças estão perdendo aula por isso. Um áudio foi enviado ao grupo de pais onde a explicação é que o ônibus quebrou e só tem um veículo, que é do estado e não comporta todos os alunos e, por isso, está sendo realizada a rota até o km 35. E mesmo assim o ônibus é lotado sem que possa fechar a porta.
A assessoria da Secretaria de Estada de Educação, Esporte e Cultura (SEE) foi procurada e se manifestou sobre o caso da falta de veículos informando que duas notas já foram emitidas sobre o caso.
Comunicado sobre o início das aulas nas escolas do campo
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) comunica que, em virtude das empresas licitantes não apresentarem veículos aptos ao transporte terrestre rural e do não fechamento do processo licitatório do transporte fluvial, as aulas nas escolas do campo não iniciarão no próximo dia 2 de maio, tendo nova data marcada para 16 de maio de 2022.
Rio Branco-AC, 30 de abril de 2022.
Aberson Carvalho
Secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes
Nota pública sobre o início do ano letivo nas escolas do campo
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) comunica que não será possível iniciar o ano letivo 2022 nas escolas do campo no próximo dia 16 de maio, conforme divulgado anteriormente, e esclarece que:
1. O Governo abriu licitação e tomou todas as medidas cabíveis para contratação de transporte escolar terrestre e fluvial para viabilizar esse início.
2. As empresas classificadas não cumpriram com a entrega de documentação e outras exigências para a formalização dos contratos em tempo hábil, especialmente quanto a adequação dos veículos para garantia da segurança dos alunos transportados.
3. As empresas que não apresentaram os veículos adequados serão penalizadas e o Estado abrirá credenciamento de veículos para a realização do transporte terrestre.
4. O Governo vai acompanhar todo o processo com atenção e garantir que os alunos não sejam prejudicados.
Aberson Carvalho
Secretário de Educação, Cultura e Esportes
Reforma
Já em relação a reforma, até a publicação desta matéria o setor responsável não havia dado retorno a assessoria.