Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

GERAL

Empoderamento e Reconhecimento: autodeclaração no Meu SUS Digital

Publicado em

O aplicativo do SUS agora oferece a possibilidade aos usuários det autodeclararem informações sobre raça/cor e nome social. A partir desta segunda-feira (8), no Meu SUS Digital, os usuários podem inserir esses dados, bem como informações sobre orientação sexual e identidade de gênero nas unidades básicas de saúde (UBSs).

Segundo o Ministério da Saúde, todas as informações autodeclaradas serão integradas ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS), refletindo nos sistemas das UBSs em todo o país.

Essa iniciativa visa garantir a veracidade das informações fornecidas no SUS e aprimorar o conhecimento sobre as condições de saúde de diferentes grupos da sociedade, possibilitando a implementação de políticas públicas específicas.

Continua depois da publicidade

No aplicativo, os usuários serão convidados a preencher obrigatoriamente a autodeclaração sobre raça/cor. Além disso, poderão editar seu perfil, incluindo o nome social e endereço. Para realizar a autodeclaração, é necessário ter uma conta com selo Ouro ou Prata de confiabilidade no portal Gov.br.

Nas UBSs, profissionais farão perguntas obrigatórias sobre orientação sexual e identidade de gênero durante o atendimento, respeitando a autonomia dos usuários para responder ou não. As opções disponíveis incluem sete orientações sexuais e sete identidades de gênero, visando garantir um atendimento mais inclusivo e respeitoso para todos os usuários.

Propaganda
Advertisement