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GERAL

Empreendedora usa garrafas pet recicladas como matéria-prima de bolsas e malas

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Em meio a uma era em que a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade se tornam cada vez mais presentes, surgem pessoas que não apenas abraçam essa causa, mas também a incorporam em sua vida profissional. Uma delas é Alice Midori Binder Toyoshima, de 35 anos, uma empreendedora que encontrou na reciclagem de materiais a base para sua empresa e sua paixão.

Alice é a mente por trás da ‘AMI’, uma marca que produz bolsas, mochilas e malas de viagem a partir de garrafas PET recicladas. Em entrevista ao Terra, a empreendedora compartilhou o que a levou a trabalhar com produtos sustentáveis.

“Eu sempre tive o desejo de contribuir para o mundo de alguma forma. Quando essa possibilidade chegou até mim, fiquei encantada e falei: ‘é isso que quero para a minha vida, quero trabalhar com isso, conscientizar as pessoas, levar essa questão da sustentabilidade e contribuir de alguma forma para salvar o mundo’. Porque em cada item que a gente produz, retiramos de 12 até 48 garrafas pet da natureza”, conta.

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Foi esse desejo de fazer a diferença que a levou a abraçar o projeto e transformar garrafas pet retiradas do meio ambiente em bolsas. Essas garrafas são coletadas por instituições parceiras e transformadas em placas que se tornam a base das peças vendidas por Alice.

“Na placa, a gente imprime e vai para um modelador, aí depois a gente faz a costura”, explica Alice, descrevendo o processo que transforma essas placas em produtos acabados. Segundo ela, essa produção não apenas contribui para a redução da poluição plástica, mas também confere um toque único às peças, que são personalizáveis.

“Além da sustentabilidade, que é o nosso principal foco, a gente ainda tem uma mala que é super personalizável”, explica ela. Cada peça pode ser caracterizada com logotipos, fotos, desenhos e muito mais, permitindo que os clientes expressem sua individualidade enquanto promovem um estilo de vida sustentável.

Conscientização e mudança

A ‘AMI’ já tem alcançado escolas e pequenas empresas que estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade, conforme conta a empreendedora. Alice compartilha que muitas organizações reconhecem que adotar produtos sustentáveis não só beneficia o meio ambiente, mas também impacta positivamente sua marca e sua imagem no mercado.

Além disso, ela também faz vendas para pessoas físicas, que a contatam pelo Instagram @suaami.bag e  diretamente pelo seu telefone de contato, disponível no perfil da empresa nas redes sociais.

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“Hoje, os nossos produtos para pessoa física variam de 150 a 649 reais, abrangendo desde bolsas de ombro até malas de bordo”, explica ela. Além da variedade de estilos e tamanhos, a mala de bordo também oferece praticidade com bolsos projetados para agilizar a passagem pelo raio-x.

Alice também destaca um elemento importante que oferece: a oportunidade de “reciclagem” do seu produto comprado. “Por exemplo, você comprou sua mala hoje e aí hoje você torce para o Corinthians, mas daqui seis meses você está fazendo a representação do Santos, e aí você quer trocar sua mala. A gente troca para você por um valor super reduzido e isso é uma super vantagem, primeiro porque a gente te devolve uma mala praticamente nova segundo que também reutilizamos essa mala para fazer saco de lixo, então nessa produção nada se perde.”

Como é feita a produção

As bolsas são produzidas dentro da fábrica, onde a transformação das garrafas PET em peças sustentáveis personalizadas acontece. “A gente recebe já a placa tratada e faz a impressão nessa placa. Depois de impresso, a gente molda e finaliza o processo com aviamento, costura e está pronta”. A complexidade do processo e o volume de produção requerem um prazo de entrega do produto de cerca de 10 dias úteis.

Segundo Alice, no caso das empresas que optam em comprar seu produtos, é possível personalizar as bolsas com a identidade visual da companhia, por exemplo. “É possível ter seus funcionários andando por aí com as malas personalizadas, fazendo propaganda gratuita do seu negócio o tempo inteiro. E se é pessoa física, você pode chegar em um lugar onde você é o único, porque ninguém mais tem essa mochila, ela foi feita para você, ela foi pensada para você, ela é exclusiva”, destaca.

A empreendedora, inclusive, tem uma mochila com sua foto e identidade visual de sua marca que, segundo conta, sempre chama a atenção por onde passa. “Em todos os lugares eu sou parada, o pessoal quer ler o QR Code da minha mochila, quer pegar o meu contato para entender um pouco melhor sobre ela. É uma bolsa que causa um impacto quando você chega, não só pela sustentabilidade, porque isso não é algo que a pessoa vê logo de cara, ma, principalmente pela arte que a gente coloca nela e posterior a isso a gente discorre um pouco sobre a questão da sustentabilidade, que aí ganha as pessoas demais”, afirma.

Investindo em um futuro sustentável

Quando questionada sobre o futuro da empresa e seu desejo de trabalhar exclusivamente nesse negócio, Alice destaca: “Hoje não é minha principal fonte de renda, é um complemento. Eu trabalho em uma empresa de transporte no meu horário comercial. Mas o meu desejo é poder trabalhar só com isso, e eu tô plantando minhas sementes pra num futuro eu conseguir trabalhar só com essa parte da sustentabilidade.”

 

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