GERAL
EMPRÉSTIMO do Bolsa Família pode ser solicitado HOJE (21/01)? O dinheiro é para NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 ou 0? Confira
O Bolsa Família é um programa social que tem como objetivo auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade financeira no Brasil.
A saber, desde a sua criação, ele passou por diversas transformações, e uma das questões que tem gerado interesse é a possibilidade de liberação de um empréstimo especial para os beneficiários em 2024. Para entender melhor a possibilidade de um empréstimo no Bolsa Família em 2024, é importante analisar a trajetória dessa modalidade de crédito no programa.
No passado, durante a implementação do Auxílio Brasil, foi oferecido aos beneficiários a opção de adquirir um empréstimo consignado, onde o valor das parcelas era descontado diretamente do benefício recebido.
De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), na época em que o empréstimo do Auxílio Brasil estava disponível, aproximadamente uma em cada seis famílias contratou esse tipo de crédito.
Todavia, com o retorno do Bolsa Família e as mudanças nas regras do programa, o governo federal determinou o fim do empréstimo consignado.
Empréstimo do Bolsa Família está liberado HOJE?
- Até o momento, o governo federal não divulgou detalhes sobre a possibilidade de liberação de um novo empréstimo pelo Bolsa Família em 2024.
- Na verdade, pouco se falou sobre novos investimentos no programa desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou ao poder em 2023 e redesenhou o programa.
- No início do último ano, as regras do crédito consignado foram alteradas, diminuindo o atrativo para os beneficiários.
- Diante desse cenário, as expectativas para este ano são de que não haja oferecimento de empréstimo pelo Bolsa Família em 2024.
O STF permite a liberação do empréstimo do Bolsa Família?
- Em setembro de 2023, Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou por unanimidade a constitucionalidade do empréstimo consignado para benefícios sociais.
- Entretanto, dias depois, o governo federal proibiu que os inscritos no Bolsa Família solicitassem esse crédito.
- A justificativa do poder Executivo foi a de que essa decisão ajudaria a evitar o endividamento da população em situação de vulnerabilidade.
- É importante destacar que, apesar da proibição para os beneficiários do Bolsa Família.
- Os brasileiros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda podem solicitar o empréstimo com desconto em folha.
- O comprometimento máximo do salário para o pagamento do empréstimo é de até 35%, e o prazo para quitação é de no máximo 84 meses.
Algum outro empréstimo pode ser feito para quem recebe o Bolsa Família?
- Caso não haja a liberação de um empréstimo pelo Bolsa Família em 2024, é importante que os beneficiários conheçam as alternativas disponíveis para enfrentar dificuldades financeiras.
- Uma opção é buscar orientação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos programas de educação financeira oferecidos pelo governo, que podem auxiliar na gestão dos recursos disponíveis.
- Outra alternativa é a busca por microcréditos, que são empréstimos de pequeno valor destinados a empreendedores de baixa renda.
- A modalidade de microcrédito pode ser uma forma de impulsionar a geração de renda e a autonomia financeira das famílias beneficiárias do Bolsa Família.
Como receber o Bolsa Família em 2024?
O Bolsa Família é destinado às famílias que se encontram em situação de extrema pobreza ou pobreza, de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa. A principal regra para receber o benefício é ter renda mensal familiar de até R$ 218 por pessoa.
Para se enquadrar no programa, é necessário somar a renda total da família e dividir pelo número de pessoas que a compõem. Caso o valor obtido seja inferior a R$ 218, a família estará elegível ao Bolsa Família.
Além disso, os beneficiários também precisam cumprir algumas contrapartidas, como:
- Manter as crianças e adolescentes na escola, com frequência mínima de 85% das aulas;
- Fazer o acompanhamento pré-natal, no caso de gestantes;
- Manter as carteiras de vacinação das crianças atualizadas.
Como se cadastrar no Bolsa Família em 2024?
Para receber o Bolsa Família em 2024, é necessário se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), que é o principal instrumento do governo federal para a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais. Após o cadastro, é preciso aguardar a análise de enquadramento.
É importante ressaltar que estar no Cadastro Único não garante a entrada automática nos programas sociais do governo, uma vez que cada um deles possui regras específicas. No entanto, o cadastro é um pré-requisito para que a inscrição seja avaliada.