Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

ENANI-2024: pesquisa do Ministério da Saúde avalia nutrição infantil no Acre

Publicado em

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2024), conduzido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Goiás (UFG), chega ao Acre para investigar a nutrição de crianças. Este estudo tem como objetivo avaliar as práticas de aleitamento materno, hábitos alimentares, peso, altura, deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos, juntamente com suas mães.

Ao visitar 15 mil famílias em todo o Brasil, o ENANI-2024 visa atualizar e aprofundar o conhecimento sobre a situação alimentar e nutricional das crianças brasileiras, especialmente após o contexto da pandemia de covid-19. As famílias no Acre, com crianças nessa faixa etária, podem receber a visita dos entrevistadores do estudo para participar dessa importante pesquisa.

Gilberto Kac, coordenador nacional do ENANI-2024, ressalta a importância da pesquisa, destacando dados anteriores que revelaram desafios relacionados à insegurança alimentar, consumo de alimentos ultraprocessados e questões de peso tanto em crianças quanto em mães. Através das visitas domiciliares em Rio Branco, os entrevistadores abordarão temas como amamentação, alimentos consumidos pelas crianças, e realizarão medidas de peso e altura para avaliar o estado nutricional conforme os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Continua depois da publicidade

Essa iniciativa é fundamental para compreender a realidade nutricional das crianças brasileiras e suas famílias, permitindo a identificação de necessidades e a implementação de ações voltadas para a promoção da saúde e nutrição adequada nessa faixa etária.

Propaganda
Advertisement