Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Encerramento das inscrições no Programa Mais Saúde com Agente terminam neste segunda

Publicado em

Hoje, segunda-feira, 24 de junho, marca o último dia para se inscrever no Programa Mais Saúde com Agente, voltado para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Os interessados podem realizar suas inscrições exclusivamente através do site: maissaudecomagente.ufrgs.br/inscrição.

Com um total de 180 mil vagas disponíveis em todo o território brasileiro, somente as inscrições devidamente concluídas serão consideradas para avaliação. É fundamental que cada candidato verifique a confirmação de inscrição enviada para o e-mail cadastrado. Para os agentes de saúde dos municípios gaúchos afetados pelas recentes chuvas, haverá uma segunda oportunidade para participar do programa.

Até o momento, já foram registradas mais de 125 mil inscrições – sendo 80.655 de agentes comunitários de saúde (ACSs) e 28.474 de agentes de combate às endemias (ACEs). O objetivo principal é atualizar a formação desses profissionais, alinhando suas atribuições com as diretrizes da Lei nº 11.350/2006. Dessa forma, eles poderão analisar as informações coletadas em suas áreas de atuação, orientar a população e contribuir para a melhoria da atenção primária e fortalecimento da vigilância em saúde.

Continua depois da publicidade

Os cursos oferecidos têm como propósito ampliar as competências dos agentes no acolhimento de populações vulneráveis, abordando temas como equidade de gênero, raça e etnia, saúde mental e cuidado a pessoas com dependência química. Essa abordagem inclusiva visa preparar os agentes para lidar com as necessidades específicas das comunidades em que atuam, promovendo um atendimento mais humano e eficaz dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

A transformação do antigo Programa Saúde com Agente para o Mais Saúde com Agente representa um compromisso ainda maior com a população, além de fortalecer a integração entre atenção primária e vigilância em saúde. Os agentes passam a trabalhar de forma mais articulada nos territórios, potencializando os resultados das intervenções realizadas.

Os agentes comunitários de saúde desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças e promoção da saúde através das visitas domiciliares, orientação às comunidades, registro de informações relevantes e encaminhamento aos serviços do SUS. Já os agentes de combate às endemias focam na prevenção de doenças ligadas ao ambiente, como dengue, leishmaniose e raiva, identificando e eliminando focos de transmissão, além de orientar a população e notificar casos suspeitos.

O Programa Mais Saúde com Agente é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e as Escolas do SUS.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress