GERAL
Encerramento das inscrições no Programa Mais Saúde com Agente terminam neste segunda
Hoje, segunda-feira, 24 de junho, marca o último dia para se inscrever no Programa Mais Saúde com Agente, voltado para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Os interessados podem realizar suas inscrições exclusivamente através do site: maissaudecomagente.ufrgs.br/inscrição.
Com um total de 180 mil vagas disponíveis em todo o território brasileiro, somente as inscrições devidamente concluídas serão consideradas para avaliação. É fundamental que cada candidato verifique a confirmação de inscrição enviada para o e-mail cadastrado. Para os agentes de saúde dos municípios gaúchos afetados pelas recentes chuvas, haverá uma segunda oportunidade para participar do programa.
Até o momento, já foram registradas mais de 125 mil inscrições – sendo 80.655 de agentes comunitários de saúde (ACSs) e 28.474 de agentes de combate às endemias (ACEs). O objetivo principal é atualizar a formação desses profissionais, alinhando suas atribuições com as diretrizes da Lei nº 11.350/2006. Dessa forma, eles poderão analisar as informações coletadas em suas áreas de atuação, orientar a população e contribuir para a melhoria da atenção primária e fortalecimento da vigilância em saúde.
Os cursos oferecidos têm como propósito ampliar as competências dos agentes no acolhimento de populações vulneráveis, abordando temas como equidade de gênero, raça e etnia, saúde mental e cuidado a pessoas com dependência química. Essa abordagem inclusiva visa preparar os agentes para lidar com as necessidades específicas das comunidades em que atuam, promovendo um atendimento mais humano e eficaz dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
A transformação do antigo Programa Saúde com Agente para o Mais Saúde com Agente representa um compromisso ainda maior com a população, além de fortalecer a integração entre atenção primária e vigilância em saúde. Os agentes passam a trabalhar de forma mais articulada nos territórios, potencializando os resultados das intervenções realizadas.
Os agentes comunitários de saúde desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças e promoção da saúde através das visitas domiciliares, orientação às comunidades, registro de informações relevantes e encaminhamento aos serviços do SUS. Já os agentes de combate às endemias focam na prevenção de doenças ligadas ao ambiente, como dengue, leishmaniose e raiva, identificando e eliminando focos de transmissão, além de orientar a população e notificar casos suspeitos.
O Programa Mais Saúde com Agente é uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e as Escolas do SUS.