GERAL
Enem 2024: segundo dia tem 30,6% de abstenção
O governo federal divulgou neste domingo, 10, um balanço da realização do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. A abstenção foi de 30,6%, um pouco abaixo do percentual de candidatos inscritos que não se apresentaram para fazer as provas na última edição (32%).
No domingo passado, 3, primeiro dia do Enem, a abstenção foi de 26,6%, também inferior ao número das duas últimas edições (28,1% no ano passado e 28,3% em 2022). Os dados apresentados ainda são preliminares, e os definitivos serão divulgados junto com o resultado final, em 13 de janeiro de 2025.
Os dados de abstenções foram apresentados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, em entrevista coletiva.
No segundo dia de prova, os estudantes fizeram prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias, e de Matemática e suas tecnologias. No primeiro, tiveram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa.
O percentual dos alunos concluintes do Ensino Médio de escolas públicas que se inscreveram para realizar o Enem passou de 58%, no ano passado, para 94% neste ano. Em alguns Estados, esse índice chegou a 100%.
Segundo o ministro Camilo Santana, não foi registrada nenhuma intercorrência grave, mas 1.925 participantes foram eliminados por desrespeitarem as regras previstas no edital.
Portar equipamento eletrônico
Deixar o local de prova portando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação
Ausentar-se antes do horário permitido (15h30)
Utilizar impressos
Registrar ou divulgar imagem da prova
Foram registradas ainda 1.037 ocorrências e problemas logísticos, entre emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água.