Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

ENTENDA TUDO sobre o Bolsa Família 2024: Reajustes e mudanças

Publicado em

O programa Bolsa Família, conhecido por contribuir significativamente para a redução da pobreza e da desigualdade social no Brasil poderá passar por importantes mudanças no próximo ano. De acordo com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, os critérios de elegibilidade para o programa poderão ser revisados de forma anual, sendo diretamente influenciados pelo reajuste do salário mínimo e padrões internacionais.

Atualmente, o público-alvo do benefício são famílias com renda per capita mensal de até R$ 218. A intenção do governo federal, de acordo com Wellington Dias, é ampliar o alcance do Bolsa Família, aumentando seu limite de renda anual, de forma a beneficiar um número maior de famílias.

O que muda para os beneficiários do Bolsa Família em 2024?

Apesar da proposta de reajuste do limite de renda, segundo a proposta de Orçamento para 2024, não há previsão de aumento no valor do Bolsa Família para o próximo ano. Conforme informado pelo Ministro, eventuais reajustes serão discutidos no ano seguinte, com vistas a uma implementação em 2025.

Continua depois da publicidade

Entretanto, a expectativa é de um crescimento no número de beneficiários do programa. Wellington Dias destacou a atualização cadastral como uma das principais medidas para eliminar distorções e ampliar a base de beneficiários. O ministro ressaltou a intenção de não deixar ninguém de fora por questões financeiras, reforçando a importância da renda como fator determinante para estas mudanças.

Quais outras mudanças estão sendo discutidas para o Bolsa Família?

Além do reajuste do limite de renda e do aumento do número de beneficiários, outras medidas estão sendo discutidas para melhorar o programa. Uma dessas ações é a elaboração de um plano para combater a evasão escolar observada em determinadas séries do ensino médio.

O ministro afirmou que estão sendo debatidas medidas que incluem a criação de uma bolsa e uma poupança para incentivar a frequência e a aprovação ao final de cada ano letivo. Há, inclusive, considerações sobre a implementação de uma abordagem que uma poupança e crédito para fortalecer a iniciativa. De acordo com Wellington Dias, é esperado que o presidente Lula tome uma decisão sobre as propostas até o final deste ano.

A expectativa é que as mudanças no Bolsa Família continuem a promover a redução da desigualdade social e a melhor qualidade de vida para as famílias brasileiras.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress