GERAL
Entidade americana alerta sobre uso abusivo de melatonina por crianças
A melatonina tem sido amplamente utilizada como indutor do sono em crianças e adultos – sem acompanhamento profissional na maioria das vezes, já que ela é vendida nas farmácias como suplemento e sem prescrição médica. Diante dos riscos do consumo abusivo, especialmente por crianças, a Associação Americana de Medicina do Sono (AASM, na sigla em inglês) emitiu um alerta recomendando que os pais procurem um médico antes de darem melatonina para seus filhos.
Popularmente chamada de “hormônio do sono“, a melatonina é um neurohormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e secretado pela glândula pineal, localizada na base do cérebro. Ela é responsável por regular o ritmo circadiano – o ciclo de vigília e de sono (relógio biológico).
O comunicado da entidade médica americana surgiu depois que o Centro de Controle de Doenças (CDC) percebeu um aumento expressivo de atendimento emergencial em pronto-socorros infantis por causa de superdosagens de melatonina ou intoxicação após o uso do suplemento. Os dados americanos mostram que o número de crianças que ingeriram involuntariamente o suplemento saltou 530% em 10 anos, sendo que mais de 4 mil casos resultaram em internação hospitalar.