GERAL
Esther Dweck não descarta reajuste para servidores federais em 2024
Os servidores federais podem receber reajuste de salário ainda este ano, segundo indicou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Embora não esteja na previsão do orçamento, o reajuste não está totalmente descartado.
Em entrevista ao portal Metrópoles, a ministra indicou que, a depender do comportamento da arrecadação do Executivo federal, uma recomposição salarial ainda é possível este ano, mesmo com o governo tendo congelado o reajuste em 2024.
Dweck explicou que o novo Marco Fiscal – a regra de controle dos gastos públicos – prevê uma possibilidade de uma recuperação das receitas em março, permitindo a ampliação das despesas para além do montante previsto.
“A gente pode ter uma expansão da despesa em até R$ 15 bilhões este ano. E aí, isso sim, já está pactuado com os ministros que compõem a Junta de Execução Orçamentária, que parte disso, sim, seria para um reajuste dos servidores este ano”, revelou.
No fim de 2023, o governo Lula (PT) apresentou uma proposta que, na prática, congela as remunerações dos servidores federais neste ano e promete reajuste, a ser pago em duas parcelas de 4,5% cada, em 2025 e 2026.