Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Estudo revela disparidade de até 34 pontos no Enem 2024 entre escolas urbanas e rurais do Acre

Publicado em

Rio Branco – Uma análise do Programa de Educação Tutorial (PET Economia) da Universidade Federal do Acre (UFAC) sobre o desempenho das escolas acreanas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 revelou um cenário de desigualdades regionais e institucionais. O estudo, realizado em parceria com o Fórum Empresarial do Acre e o Sebrae, utilizando dados oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que o Acre permanece cerca de 24 pontos abaixo da média nacional.

O levantamento destaca que a diferença de desempenho entre escolas urbanas e rurais chega a 34,78 pontos, evidenciando uma desigualdade persistente relacionada ao acesso a infraestrutura, recursos pedagógicos e condições socioeconômicas no interior do estado. As escolas estaduais rurais são o grupo mais vulnerável, com resultados até 114 pontos abaixo da média nacional.

Continua depois da publicidade

A análise também revela disparidades entre as redes de ensino. As escolas privadas alcançaram uma média de 598,45 pontos, superando em cerca de 60 pontos a rede federal e em mais de 100 pontos a rede estadual. Entre as dez escolas com melhores desempenhos no Acre, oito são particulares e nove estão localizadas em Rio Branco, reforçando a concentração de qualidade educacional na capital.

O PET Economia defende que políticas públicas baseadas em dados, planejamento territorializado e investimentos contínuos em formação docente, infraestrutura e condições de aprendizagem são fundamentais para reduzir as disparidades identificadas. O estudo ressalta que o desempenho no Enem está ligado a fatores como renda familiar, vulnerabilidade social, acesso à internet, permanência escolar e nível de escolaridade dos responsáveis.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement