Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

EUA dizem que Moraes ‘violou direitos humanos’ e ‘atropelou compatriotas’

Publicado em

Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, afirmou que aplicação da Lei Magnitsky Global contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraesse deu em razão de “graves violações de direitos humanos”. “Que este seja um aviso para aqueles que atropelam os direitos fundamentais de seus compatriotas — as togas judiciais não podem protegê-los”, escreveu.

O governo dos Estados Unidos já havia revogado no dia 18 de julho o visto norte-americano de Moraes, de seus familiares próximos e de aliados políticos. Além dele, também tiveram os vistos revogados os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Gilmar Mendes.

Tanto a revogação do visto norte-americano quanto a aplicação da Lei Magnitsky foram maneiras encontradas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para retaliar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados no caso da trama golpista, que ocorre no STF.

Continua depois da publicidade

Eles se tornaram réus após planejarem, segundo a Procuradoria-Geral da República, uma ruptura democrática por terem perdido a eleição presidencial de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O instrumento, usado para punir estrangeiros, é destinado a pessoas acusadas de cometer violações de direitos humanos ou de corrupção.

Continua depois da publicidade

Com a sanção, todas as contas bancárias e bens de Moraes que estejam nos Estados Unidos passam a ser bloqueados e deverão ser reportados ao Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac, na sigla em inglês) do Tesouro Americano. Além disso, os efeitos da lei passam a valer contra empresas eventualmente ligadas ao juiz, e ele fica proibido de fazer transações com cidadãos americanos.

Entenda a Lei Magnitsky Global

A Lei Magnitsky Global foi criada pelo ex-presidente Barack Obama em 2012. Segundo o governo norte-americano, a sanção foi inspirada na Lei Sergei Magnitsky, criada pela Rússia para restringir pessoas envolvidas nos crimes descobertos pelo advogado Sergei Magnitsky.

Continua depois da publicidade

Sergei foi responsável por relatar fraude fiscal e corrupção dentro do governo russo, mas acabou preso e torturado, até morrer na prisão em novembro de 2009.

Em 2016, a lei passou a ser aplicada globalmente, autorizando o presidente dos EUA a impor sanções econômicas e a negar a entrada de autoridades estrangeiras no país que sejam tidas como violadoras dos direitos humanos ou corruptos.

Continua depois da publicidade

Entre as punições que podem ser aplicadas a estes estrangeiros estão o bloqueio de bens e ativos no país, bem como a proibição de liberação do visto norte-americano.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement