Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

Expansão da CBO: 19 novas profissões são introduzidas pelo Ministério do Trabalho

Publicado em

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou a inclusão de dezenove novas ocupações na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), juntamente com a atualização de mais 424. O anúncio foi feito em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) durante o evento “Novas profissões, novas possibilidades para o presente e futuro”, realizado no SESI Lab, em Brasília, no dia 6 de junho.

Entre as novas ocupações incorporadas à lista estão: Analista de sucesso do cliente, Analista de experiência do cliente, Ergonomista, Biólogo e meio ambiente e diversidade, Biólogo em saúde, Facilitador de biodança, Terapeuta Reiki, Instrutor de Yoga, Instrutor de meditação, Facilitador de grupos de movimento, Brinquedista, Lactarista, Hidrojatista, Confeccionador de Perucas, Ufólogo, Monitor de animais domésticos, Condutor de cães domésticos, Instrutor de mobilidade com cães-guia e Condutor escolar.

Atualmente, a CBO conta com 2.741 ocupações listadas, e sua atualização e inclusões são realizadas periodicamente. A subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MTE, Paula Montagner, destaca a importância de refletir as mudanças do mercado de trabalho e fornecer informações relevantes para trabalhadores, empregadores e profissionais de Recursos Humanos.

Continua depois da publicidade

A Classificação Brasileira de Ocupações tem como objetivo dar visibilidade às ocupações, sendo diferente da regulamentação de profissões, que requer aprovação legislativa. As informações da CBO são fundamentais para as estatísticas do mercado de trabalho e para a formulação de políticas públicas de emprego.

Além disso, foi criado o Guia Brasileiro de Ocupações, uma plataforma online que integra dados da CBO, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Sistema Nacional de Emprego (SINE), visando enriquecer a compreensão da realidade do mercado de trabalho no Brasil.

Confira o guia completo acessando o link abaixo:

http://pdet.mte.gov.br/guia-brasileiro-de-ocupacoes

Propaganda
Advertisement