GERAL
Explosão em restaurante foi sentida a cerca de 5 km de distância, diz professor de física
O professor mestre em física Franklin Rinaldo contou que os impactos da explosão no restaurante Vasto na manhã desta quarta-feira (21), em Teresina, puderam ser sentidos a até cerca de 5 km de distância do local. Já as ondas sonoras podem chegar a até 30 km, segundo ele.
Conforme o professor, isso é possível porque no deslocamento de massa de ar que ocorre na explosão, o transporte de energia é capaz de atingir determinados pontos e objetos, podendo causar alguma destruição.
“É possível, a depender da intensidade da explosão, do transporte dessa energia, essa onda sonora atingir até 30 km de distância do epicentro. Dependendo da quantidade de obstáculos que existem no caminho, essa distância pode ser menor ou pode ser maior”, explicou Franklin.
Sobre os tremores relatados por moradores de vários bairros de Teresina e na cidade Timon (MA), o professor contou que pessoas podem ter sentido vibrações e sons sutis. A distância do restaurante para a cidade maranhense é de cerca de 8 km.
“O que eu percebo pelo grau de destruição, para que alguém possa ouvir um barulho que chame atenção ou que seja algo anormal, esteja num raio de 5 km. A partir daí, alguém pode até ter ouvido algum barulho e passou despercebido, mas depois desta distância eu acho pouco provável que esse barulho possa ter chamado atenção, disse ele.
Na hora da explosão, moradores informaram ao g1 que chegaram a sentir o chão tremer. Um vigilante ficou ferido. Veja, abaixo, o que se sabe sobre o caso:
Horário e local da explosão
A explosão aconteceu por volta das 6h30 desta quarta-feira (21) no Vasto Restaurante, que fica localizado na rua professor Joca Vieira, no bairro de Fátima, Zona Leste da capital. Às 8h, algumas chamas ainda atingiam o local.
Restaurante ficou completamente destruído com explosão — Foto: Reprodução
Feridos
Márcio da Costa e Silva, de 35 anos, é vigilante no local e ficou ferido na explosão. Os bombeiros realizaram os primeiros socorros e informaram que ele foi levado para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) com queimaduras.
Segundo informou a equipe médica, a vítima apresenta queimaduras na face, tórax, mão e está aguardando cirurgião plástico para fazer o desbridamento (raspagem das queimaduras).
Causa
Havia forte cheiro de gás no local, mas o Corpo de Bombeiros ainda não confirmou a causa do incidente. Ainda de acordo com a corporação, não há risco de uma nova explosão.
“Pela situação da estrutura a gente percebe que provavelmente foi uma explosão de GLP [Gás Liquefeito de Petróleo], agora o que causou a explosão a gente não consegue afirmar antes da pericia”, explicou o bombeiro capitão Erismar de Sousa.
O delegado Ademar Canabrava, do 12º Distrito Policial responsável pela região da Zona Leste, disse em entrevista que a Polícia Civil vai abrir inquérito para investigar a explosão e vai ouvir as pessoas envolvidas.
O delegado também fez uma recomendação para quem teve danos materiais com o acidente, como é o caso de moradores e lojistas próximo ao restaurante, para recorrerem à PC e registrar m Boletim de Ocorrência (BO).
“Os funcionários do estabelecimento que estavam aqui serão os primeiros a serem ouvidos, posteriormente os donos”, disse o delegado.
Além disso, o oficial informou que aguarda a determinação do delegado geral para saber se algum delegado especial presidirá a investigação ou se ficará a cargo do 12ºDP.
Impacto na vizinhança
O Restaurante Coco Bambu, que fica ao lado, e outros imóveis também tiveram suas estruturas afetadas. Moradores da região informaram ao g1 que sentiram o forte impacto e ouviram o som muito alto da explosão. Há relatos de pessoas que sentiram o chão tremer.
Segundo os bombeiros, o deslocamento de ar da explosão atingiu imóveis a quatro quarteirões de distância, cerca de 100m. Vídeos mostram vidros quebrados, telhados destruídos e paredes atingidas pelos destroços da explosão.
Uma academia próxima ficou com o teto destruído. Todas as vidraças de lojas e casas próximas foram destruídas. Um escritório de advocacia teve parte do teto destruído. Um vídeo (abaixo) mostra a reação de uma família, em casa, durante a explosão.
Os bombeiros afirmaram ainda que a “região está colapsada” e que acionou a engenharia para avaliar todos os imóveis do entorno. O principal temor é de desabamento de imóveis.
“Abalou toda a estrutura do local. Já fomos até o subsolo do outro restaurante e percebemos o forte odor de gás. Mas o risco de novas explosões é difícil, o risco maior é de desabamento. Por isso, estamos isolando a área e pedindo que as pessoas se retirem”, disse o tenente Everton.
O oficial afirma ainda que a “região está colapsada” e que acionou a engenharia para avaliar todos os imóveis do entorno.
O restaurante
O Vasto Restaurante faz parte do grupo Coco Bambu e foi inaugurado há pouco tempo, no dia 28 de novembro.
É um empreendimento de alto padrão e possuía arquitetura inspirada em restaurantes tradicionais de Nova York, com elementos como pedras, madeira e a cor dourada em destaque.
Chorando muito, a auxiliar de cozinha Maria Osmarina estava muito comovida com a situação ao chegar ao local de trabalho e ver a destruição.
“Ontem trabalhei até 16h, estava normal, muito movimento, foi muito bom, uma venda boa. Cheiro de gás sempre teve, normal, quando liga o fogão, nada que chamasse atenção. Foi inaugurado há 47 dias e há sete dias tivemos um treinamento em Fortaleza. O restaurante fica lotado até 1h todo dia. Está doendo muito, você vem pra trabalhar e se depara com uma situação dessas”, lamentou.