GERAL
Famosa rede de drogarias anuncia fechamento de 18 unidades e demissão de funcionários
A rede de drogarias Santa Marta entrou com mais um pedido de recuperação judicial nesta semana. A empresa tem registrado resultados negativos desde a época de maior pico da pandemia de Covid-19. Hoje, a rede conta com quase 50 anos de existência.
Uma das medidas adotadas diante da situação foi o fechamento de 18 unidades em Goiânia e no Distrito Federal e a demissão de 350 trabalhadores. Apesar disso, a companhia alega que os demais postos de trabalho devem ser mantidos e outros 45 estabelecimentos seguem funcionando.
Vale lembrar que, em 2010, a rede de farmácias entrou com um primeiro pedido de recuperação judicial, obtendo êxito depois de 4 anos.
Situação da rede Santa Marta
Em nota divulgada, a rede Santa Marta alega um déficit no capital de giro e constantes cortes na concessão de créditos pelos fornecedores. Esses cortes estariam ligados a pedidos de recuperação judicial e de fechamento de outras redes de farmácia pelo país.
Assim, percebe-se que os efeitos da pandemia de Covid-19 ainda têm causado problemas financeiros no mercado brasileiro, sobretudo no aumento da inflação e na alta da taxa de juros.
Isso faz com que muitas lojas sejam desabastecidas e as receitas da companhia sejam fortemente impactadas. De acordo com as informações da Santa Marta, houve uma redução de cerca de 30% na receita da rede.
A rede Santa Marta ainda declara que, dentro de um prazo de 90 dias, a situação deve ser melhorada com a conclusão da reestruturação iniciada pela empresa.
Rede de drogarias Santa Marta
A rede de drogarias Santa Marta é uma das maiores redes de farmácias do Brasil, presente em diversos estados. A empresa foi fundada há algumas décadas e hoje conta com centenas de lojas.
Ademais, a rede oferece uma ampla variedade de produtos, desde medicamentos até itens de higiene pessoal, beleza e bem-estar. A Santa Marta também conta com serviços de entrega, atendimento farmacêutico e programas de fidelidade para seus clientes.