GERAL
Fazer xixi no banho economiza água? Entenda benefícios da prática

A prática de fazer xixi no banho é defendida por ambientalistas e organizações há alguns anos. O que para alguns pode ser um hábito diário, para outros ainda perpassa como um tabu. A justificativa daqueles que apoiam a prática está na economia de água.
A ideia se popularizou no Brasil em 2009, com o sucesso da campanha “Faça xixi no banho”, da organização não-governamental (ONG) SOS Mata Atlântica. O comercial veiculado em tom bem-humorado tinha como objetivo chamar a atenção para o fato de que uma descarga gasta em torno de 12 litros de água potável. Logo, uma sugestão de economia era adotar a prática do xixi durante o banho.
De acordo com Ana Paula Balderi, coordenadora de restauração ecológica da Associação Ambientalista Copaíba, urinar no banho pode contribuir, sim, com a economia de água, mas o desafio da preservação desse bem finito é muito mais amplo e complexo.
“De fato, gera uma economia pontual, já que a lógica é simples: ao urinar no banho, evita-se dar a descarga. Cada descarga consome, em média, de 6 a 12 litros de água. Multiplicado pelas vezes em que isso acontece ao longo dos dias, semanas ou meses, o gesto pode representar uma redução considerável no consumo”, explicou ao Terra.
No entanto, a coordenadora destaca que essa medida é apenas um pequeno passo para contribuir com o meio ambiente. “A gestão dos recursos hídricos depende não apenas de atitudes individuais, mas também de políticas públicas, boas práticas na agricultura e na pecuária, restauração de nascentes e matas ciliares, redução das perdas no sistema de abastecimento e do uso consciente pela população, pelas indústrias e pelas empresas”, argumenta.
“A verdadeira transformação acontece quando entendemos que a água é um recurso finito e essencial”
A especialista destacou, ainda, que a consciência ambiental na população como um todo é o principal fator para evitar a falta de água — ou, até mesmo, sua escassez. “Valorizar a água significa ir além do chuveiro: é cuidar das nascentes, reduzir consumos desnecessários e apoiar iniciativas de conservação que assegurem a disponibilidade desse bem para as próximas gerações”, concluiu.
Dicas para economizar água
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu um guia para auxiliar a população em geral, no dia a dia, a economizar água. Existem ações simples que podem fazer toda a diferença no futuro. Veja quais são:
Tomar banho de cinco minutos ou mais banhos mais curtos;
Consertar vazamento de água e canos de esgoto para evitar despejo de água desnecessário;
Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa;
Fechar a torneira ao escovar os dentes;
Não jogar restos de comida, óleos, remédios ou produtos químicos no vaso sanitário;
Não usar água para descongelar alimentos;
Lavar roupas em grandes quantidades para evitar o uso desnecessário da máquina de lavar.
