Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Febre maculosa: 4 dicas para se prevenir da doença de carrapato

Publicado em

É importante destacar que a febre maculosa não se transmite de pessoa para pessoa, mas sim de um carrapato que contenha a bactéria. Foto: Erik Karits por Pixabay / Flipar

Causa da morte do piloto Douglas Costa e da dentista e biomédica Mariana Giordano, a febre maculosa é uma doença rara. É transmitida pelo carrapato-estrela (tipo diferente do que costuma ser encontrado em cachorros) quando o bicho está infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii.

Mas não há razão para pânico. Para a transmissão ocorrer, o carrapato precisa estar fixado à pele do indivíduo por pelo menos quatro horas.

Quando a contaminação ocorre, o problema ainda pode ser revertido. É preciso agir rápido — dentro de cinco dias após o surgimento dos sintomas — para iniciar o tratamento com antibióticos. Passado esse prazo, aí sim há risco de que os remédios não façam efeito. Nesses casos, o indivíduo pode ter sequelas como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins, pulmões, lesões vasculares e até morrer, como aconteceu com o casal.

Continua depois da publicidade

Natureza permitida!

Atento à preocupação de mães e pais diante da repercussão do caso, o pediatra e sanitarista Daniel Becker frisou: pode ir para a natureza, sim!

“Não é todo carrapato que mata! Não se angustie, não pire se achou um carrapato no seu filho no fim de semana na serra”, disse o médico em vídeo compartilhado nas redes sociais.

Ele lembra que a doença é mais prevalente no sudeste do país. Em São Paulo, por exemplo, onde se acredita que Douglas e Mariana se infectaram, menos de 15 casos foram registrados em 2023 até o momento.

Vai para a serra? Confira as dicas do médico para se prevenir:

Roupa comprida e clara

“Não vai fazer uma ‘picada’ de sandália havaiana e short”, alerta o médico. “Quanto mais clara [a roupa]”, melhor porque a gente vê o inseto com mais facilidade porque ele é pretinho”.

Inseticida sempre

A recomendação é para utilizar produtos com a certificação “DEET”, que é eficaz também contra carrapatos.

Proteção física

“Passou pelo mato, fique atento! Verifique seu corpo, peça pra alguém olhar suas costas, principalmente as partes mais escondidas”.

Continua depois da publicidade

Me infectei e agora?

“Se tiver qualquer sintoma depois de ter ido pra uma região onde pode ter tido contato, procure imediatamente a atenção médica. Vai ser tratado a tempo e vai ficar bom”, tranquiliza Keller.

Quais os sintomas da febre maculosa?

Os sinais de que o indivíduo pode estar com febre maculosa são dor de cabeça, febre alta, dor no corpo, falta de ânimo, de apetite e manchas vermelhas pelo corpo. Tais marcas se assemelham a picadas de pulga e podem apresentar pequenas hemorragias sob a pele, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em geral, os sintomas se confundem com o de outras doenças, como a dengue. Foi esse o erro fatal cometido com a dentista Evelyn Karoline Santos, também vítima da febre maculosa.

Evelyn morreu na última quinta-feira (8), aos 28 anos. Ao jornal “Metrópoles”, Marcelo Borges, marido dela, disse que a mulher chegou a procurar mais de um hospital para tratar os sintomas (febre, dor de cabeça, choque e crise convulsiva), mas recebeu o diagnóstico de dengue e foi liberada para tratamento em casa.

Ela é a terceira vítima em Campinas — Evelyn, Mariana e Douglas estiveram em um evento na Fazenda Santa Margarida, no interior da cidade paulista. O espaço teve as atividades suspensas temporariamente.

A Prefeitura de Campina cobra a apresentação de um plano de contingência ambiental e de comunicação para liberar a realização de novos eventos. Segundo o G1 Campinas e Região, a administração da fazenda disse que age de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária e frisou manter um “rigoroso processo de manutenção e cuidados em relação ao espaço”.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress