Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Febre maculosa: como é a transmissão da doença que matou casal em SP

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou a febre maculosa como causa da morte da dentista Mariana Giordano, 36 anos. Ela morreu subitamente no último dia 8, após ser internada com febre e dores de cabeça.

Mariana e o namorado, o piloto Douglas Costa, 42 anos, tinham viajado para áreas rurais de Campinas e, posteriormente, a Monte Verde (MG). Douglas apresentou os mesmos sintomas, também foi internado e morreu no mesmo dia. As amostras de Douglas chegaram ao Instituto Adolfo Lutz nessa segunda-feira (12/6) e estão em análise.

A febre maculosa é uma infecção causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada de carrapatos. No Brasil, duas espécies da bactéria estão associadas a quadros clínicos da doença.

Continua depois da publicidade

Rickettsia rickettsii, que leva ao quadro de febre maculosa brasileira (FMB), considerada a forma mais grave da doença, é registrada no norte do estado do Paraná e nos estados da Região Sudeste, como São Paulo. A Rickettsia parkeri, que tem sido registrada em ambientes de Mata Atlântica (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Ceará), acarreta quadros clínicos menos graves.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress