GERAL
Geada no Sul do país e mais chuva no Rio Grande do Norte
A frente fria continua avançando do Espírito Santo ao sul da Bahia, ocasionando chuva forte entre essas áreas no domingo, 18. Além disso, a umidade proveniente do oceano está influenciando as instabilidades desde Roraima até o leste do Nordeste.
Adicionalmente, ainda temos a atuação das Ondas de Leste que estão trazendo um alto volume de chuvas do leste de Pernambuco ao litoral do Rio Grande do Norte.
Na metade sul do país, uma alta pressão atmosférica está novamente impedindo a formação de nuvens de chuva, e também traz com ela uma massa de ar frio e de origem polar.
Previsão do tempo para domingo
Neste domingo, 18, o dia será frio em toda a Região Sul, com céu aberto na maior parte do território, com previsão de geada ampla no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná. Há nebulosidade apenas no litoral paranaense ao longo do dia, mas não chove.
Na Região Sudeste, o domingo ainda terá chuva forte, com acumulados pontualmente altos no Espírito Santo e no nordeste e leste de Minas Gerais, além de chuva isolada pelo estado fluminense. Já no litoral de São Paulo a chuva é mais fraca. O frio será sentido mais no estado de São Paulo, do Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, com geada na Serra da Mantiqueira.
O tempo segue firme em todo o Centro-Oeste, com temperaturas baixas ao longo do dia sobre o Mato Grosso do Sul. Além de umidade do ar abaixo dos 30% na maior parte da Região Centro-Oeste.
No Nordeste, a previsão é de chuva em todas as capitais nordestinas, sendo mais volumosa em Natal e em João Pessoa devido à incursão de umidade e as Ondas de Leste. Também aumenta a chuva no sul e litoral da Bahia. Por outro lado, o tempo firme segue predominando no interior da Região.
Parte da Região Norte com dia bem chuvoso e com acumulados altos em Roraima, norte do Amazonas, no Pará e no Amapá, devido à alta umidade, o calor e mais no norte paraense e pelo estado amapaense há a contribuição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O tempo é firme e não chove entre o Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Amazonas e do Pará.
Alertas meteorológicos
Atenção para o risco de chuva moderada a forte à temporais nas capitais Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís, Vitória, Recife, Natal, João Pessoa.
Chuva moderada em Fortaleza, Salvador e Aracaju.
Alerta para temporais em Roraima, no nordeste do Amazonas, no noroeste do Pará, no leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
Pancadas de moderada a forte intensidade e com raios no centro norte do Amazonas e do Pará, no Amapá, no norte do Maranhão e do Piauí, no Espírito Santo, no nordeste e leste de Minas Gerais, no sul e leste da Bahia, e leste de Pernambuco.
Chuva moderada Recôncavo Baiano e parte do norte da Bahia, no leste de Sergipe, no norte do Ceará, no centro oeste do Rio Grande do Norte e no centro da Paraíba.
Atenção: Possibilidade de geada no oeste, centro na região serrana e planalto de Santa Catarina, da Campanha ao norte gaúcho, no sul do Paraná e na serra da Mantiqueira, na área de divisa do Sul de Minas com o Vale do Paraíba (no estado de São Paulo).
A umidade do ar ficará abaixo dos 30% no sul do Maranhão, centro sul do Piauí, no centro oeste da Bahia, no Tocantins, sobre Goiás, no extremo norte e leste do Mato Grosso do Sul, no centro leste e sul do Mato Grosso, no Distrito Federal, no norte e nordeste de São Paulo, no oeste de Pernambuco, no oeste e noroeste de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro e no extremo sudeste do Pará.
Os acumulados de chuva mais altos no domingo acontecem sobre o norte do Pará, no Amapá, no Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba, em Roraima, no norte do Amazonas. Previsão de acumulados pontualmente elevados também no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais.
Ventos moderados sobre o leste do Piauí, no centro sul, leste e norte do Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco, no norte da Bahia e no leste de Sergipe e Alagoas, com velocidades entre 40 e 50 km/h.
Em áreas com previsão de chuvas fortes e tempestades, as rajadas de vento podem atingir os 70 km/h.
Já entre o sul do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina os ventos são constantes e variam também entre 40 e 50 km/h e no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo a velocidade do vento varia entre 35 e 45 km/h, devido à influência da circulação de uma área pressão atmosférica entre o sul do país e o mar e mais o ciclone extratropical no mar.