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Gol Linhas Aéreas busca preservar operações através da recuperação judicial nos EUA

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A Gol Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou nesta quinta-feira, 25, que entrou com um pedido de Chapter 11 no Tribunal de Falências dos Estados Unidos, em Nova York. Esse processo é equivalente à recuperação judicial no Brasil e permitirá que a empresa capte recursos e faça uma reestruturação financeira, preservando suas operações.

A Gol inicia o processo com um compromisso de receber um aporte no valor de US$ 950 milhões de um grupo de detentores de títulos de dívida do Abra Group, a holding controladora da companhia aérea. Esse investimento, sujeito à aprovação judicial, juntamente com o caixa gerado pelas atividades regulares da Gol, fornecerá liquidez substancial para apoiar as operações durante o processo.

O ingresso no Chapter 11 não afetará o funcionamento do programa de fidelidade da Gol, o Smiles, nem os acordos para voos compartilhados com outras empresas aéreas.

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A decisão da Gol de recorrer ao Chapter 11 é uma medida para reestruturar suas obrigações financeiras de curto prazo e fortalecer sua estrutura de capital no longo prazo. A empresa enfrenta sérios problemas de fluxo de caixa, com dívidas que somam R$ 20 bilhões, sendo R$ 3 bilhões com vencimento de curto prazo. Nos últimos seis meses, a Gol vinha tentando acordo para reestruturar sua dívida com arrendadores de aeronaves e credores financeiros.

A pandemia de Covid-19 também impactou negativamente a Gol, assim como outras companhias aéreas ao redor do mundo. A empresa tem feito esforços significativos para oferecer a melhor experiência de viagem aos clientes e melhorar sua lucratividade e posição financeira. Acredita-se que o processo de Chapter 11 permitirá enfrentar os desafios gerados pela pandemia de forma mais eficiente.

Diante da crise enfrentada pelas empresas aéreas brasileiras, o governo brasileiro anunciou medidas para ajudar o setor, incluindo a criação de um fundo de até R$ 6 bilhões com a participação do BNDES e negociações com a Petrobras para reduzir o preço do querosene de aviação.

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