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Governo reembolsa R$ 2,7 bilhões a mais de 4 milhões de aposentados do INSS; prazo é prorrogado até fevereiro

BRASÍLIA, 25 de dezembro de 2025 — Mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas do INSS já receberam o ressarcimento de descontos indevidos feitos por associações, somando R$ 2,7 bilhões devolvidos em parcela única e corrigida pelo IPCA. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, anunciou na Voz do Brasil nesta quarta-feira (24) que o governo prorrogou até 14 de fevereiro de 2026 o prazo para quem ainda não solicitou o dinheiro buscar o ressarcimento — estimando que 3 milhões de beneficiários ainda não se manifestaram.
A operação de devolução, que teve início após a descoberta de fraudes em que associações descontavam valores sem autorização dos segurados, foi descrita por Queiroz como um “sucesso de engenharia orçamentária e jurídica”, com parceria com o Supremo Tribunal Federal e órgãos de controle. “Três meses depois da deflagração, o dinheiro já estava chegando aos bolsos das pessoas”, destacou o ministro.
A solicitação é simples e pode ser feita por três canais gratuitos: pelo aplicativo ou site Meu INSS (serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”), pela Central 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h) ou em mais de 5 mil agências dos Correios, que oferecem atendimento assistido. No Meu INSS, basta clicar em “Não autorizei o desconto” para registrar a contestação — com processamento que leva dois a três dias.
Além do ressarcimento, o ministro destacou o trabalho de combate a novas fraudes: em 2025, foram feitas 78 operações pela Força Tarefa Previdenciária (em parceria com a Polícia Federal), evitando um prejuízo de mais de R$ 450 milhões. “Esse dinheiro deixou de ir pra mãos de criminosos e continua na Previdência para pagar os benefícios de quem tem direito”, explicou.
O governo também investiu em reduzir filas de perícia médica: após 15 anos sem concurso, foram contratados 500 novos peritos, com 46% destinados à Região Norte e 36% à Nordeste. Também foram implementados mutirões nos fins de semana e o “Previbarco” — cinco embarcações que atuam como agências flutuantes em comunidades ribeirinhas longínquas, oferecendo atendimento resolutivo na hora.
“O INSS é uma máquina gigantesca: pagamos 41,5 milhões de benefícios por mês, somando R$ 83 bilhões, e recebemos 1,3 milhão de pedidos por mês”, ressaltou Queiroz. “Nosso sucesso é dar resposta rápida ao cidadão brasileiro.”








