GERAL
Grupo Moças do Samba comemora dez anos de atuação e realiza diversas ações gratuitas ao público
O grupo Moças do Samba realizará nos dias 30 de novembro, 2, 3 e 22 de dezembro, ações como palestra, roda de samba, 1⁰ Encontro de Mulheres do Samba e para finalizar um show.
A primeira ação ocorre na próxima quinta-feira, 30, às 20h, no Laboratório de Performance do curso de Música da Universidade Federal do Acre (Ufac) a palestra “Todo Samba é Afro”.
Ao Na Hora da Notícia, Narjara Saab, que é uma das organizadoras do projeto, disse que O Grupo Moças do Samba surgiu em dezembro de 2013, fruto do encontro de mulheres em uma oficina de percussão ministrada pelo músico Antônio Carlos do Nascimento em parceria com o Clube do Samba local. E que à época eram 8 mulheres e 1 homem em sua composição, mas com o passar dos anos essa formação foi sofrendo alterações porém, Carol Di Deus, Sandra Buh e ela permaneceram e hoje conduzem o Grupo que já conta com inúmeros trabalhos e projetos sempre voltados ao empoderamento feminino e às causas afro utilizando o samba e as artes cênicas como fios condutores de todas as ações do grupo.
“Rodas de samba, espetáculos cênico musicais, palestras, encontros, tudo que envolva o samba, sua matriz africana e as questões relacionadas às mulheres em geral, são temáticas que o grupo aborda. Esse ano, o Moças do Samba completa 10 anos ininterruptos de atuação e através de mais um projeto, aprovado pelo Edital de Arte do Fundo Municipal de Cultura, serão desenvolvidas 4 ações que visam comemorar esse marco tão importante do primeiro Grupo de Samba protagonizado por mulheres que se estabeleceu na cena acreana”, disse.
Confira a programação:
30 de novembro, às 20h, na sala de Performance do Curso de Música da UFAC (Universidade Federal do Acre) – Palestra Todo Samba É Afro, com Moças do Samba e Antônio Carlos do Nascimento.
Dia 02 de dezembro, às 19h, Roda de Samba Moças do Samba: 10 anos de História no Casarão com participação especial de Verônica Padrão, Camile Castro e Lara Pontes.
Dia 03 de dezembro, às 15h, no Museu dos Povos Acreanos – 1° Encontro de Mulheres do Samba de Rio Branco com a presença de mulheres que cantam, compõem e são musicistas do samba em Rio Branco.
Dia 22 de dezembro – Show O Samba Canta África: Xirê, às 19h, no Teatro da Usina de Arte João Donato com o Grupo Moças do Samba.
Vale reforçar que todas as ações tem entrada gratuita.
FICHA TÉCNICA DO PROJETO:
Moças do Samba: Carolina Di Deus, Narjara Saab e Sandra Buh
Participações Especiais: Verônica Padrão, Camile Castro, Lara Pontes e Antônio Carlos do Nascimento
Musicos: James Fernandes, João Gabriel, Denilson Carneiro, Marcone Potta, Rebeca Lins e José Luiz.
Dançarinos: Larissa Sppezapria e Thiago Matias
Apoio: Karol País
Produção: Acreativa Produções (Carol Di Deus e Narjara Saab
Financiamento: Fundo Municipal de Cultura de Rio Branco através da Fundação Garibaldi Brasil