GERAL
Ibaneis sobre Rui Costa: “Tem minha consideração. Aguardo encontro”
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que tem consideração pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e aguarda uma reunião com ele para mostrar as necessidade da capital do país.
A declaração do governador ocorre após o ministro explicar a própria declaração de que Brasília é uma ilha da fantasia. A fala foi duramente criticada por autoridades do DF.
“Ele tem minha consideração. Aguardo um encontro com ele para conversar e mostrar as necessidades do Distrito Federal”, disse Ibaneis à coluna Grande Angular.
Durante evento em Itaberaba (BA), na sexta-feira (2/6), Rui Costa disse que Brasília é uma “ilha da fantasia”. “Aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil”, afirmou.
Chamada de ilha da fantasia por ministro, Brasília tem 3 mil moradores em situação de rua
“Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, declarou o ministro.
A fala do ministro repercutiu negativamente entre autoridades do Distrito Federal, incluindo deputados do PT, partido ao qual Rui é filiado. O governador do DF o chamou de “idiota completo”, no domingo (4/6).
Nesta quarta-feira (7/6), Rui Costa disse que “desabafou e demonstrou inconformidade com o processo de escolhas e decisões tomadas”. “Ao citar Brasília como centro do poder político, não fui feliz nas minhas palavras, o que permitiu que alguns transformassem a minha declaração em um ataque à cidade ou ao povo.”