O ano de 2022 está acabando, mas muitos trabalhadores já planejam a possibilidade da aposentadoria no ano seguinte. O processo exige a apresentação de muitos documentos, além de tempo e organização. No caso das mulheres que querem conquistar a aposentadoria em 2023, veja qual será a idade mínima exigida.
O benefício é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As discussões sobre aposentadoria se tornaram mais frequentes depois da reforma da Previdência, em 2019, com a mudança de várias regras importantes. Muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre quando conseguirão garantir a aposentadoria.
Aposentadoria das mulheres em 2023
Antes da reforma, as mulheres poderiam se aposentar com idade de 60 anos. Mas isso mudou. A partir de 2023 a idade mínima para a trabalhadora se aposentar será de 62 anos, além da exigência de, no mínimo, 15 contribuições junto ao INSS.
Ou seja, apenas o tempo de contribuição continua o mesmo de antes da reforma. A idade subiu em dois anos. A reforma da Previdência considerou a expectativa de vida dos brasileiros. As pessoas vivem mais e melhor, segundo os estudos feitos para justificar a mudança na idade.
É importante destacar que as mulheres que tenham atingido todos os requisitos necessários antes da reforma, em novembro de 2019, ainda podem pedir o benefício pela regra antiga.
Como solicitar a aposentadoria do INSS
As mulheres que quiserem solicitar a aposentadoria em 2023 devem entrar em contato com o INSS. O pedido pode ser feito e acompanhado pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS.
Os interessados em pedir a aposentadoria do Instituto devem reunir todos os documentos pessoais, como CPF, RG, além do comprovante de residência, carnês de contribuição com o INSS, número do PIS e outras informações sobre a atividade profissional.
A lista completa está disponível no aplicativo Meu INSS e também nos canais de atendimento do Instituto. Depois de solicitar a aposentadoria, as mulheres podem acompanhar o andamento por meio do app.