GERAL
InfoGripe emite alerta para a alta de casos de Covid-19
O boletim InfoGripe da Fiocruz mostra que houve um pequeno aumento nos casos graves de doenças respiratórias ligadas à covid-19. Esses casos foram encontrados principalmente nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste, especialmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. A situação é parecida com a da semana passada.
As informações são sobre a semana 37, de 10 a 16 de setembro, e foram analisadas usando os dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 18 de agosto.
Marcelo Gomes, que é o responsável por coordenar o InfoGripe, está chamando a atenção para o fato de que as pessoas mais velhas são as mais afetadas pelo problema. Ele também está alertando sobre alguns estados localizados no Sudeste e Centro-Oeste do país.
“O que está chamando a atenção é que o número de casos de covid-19 está aumentando novamente, especialmente nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. É algo que demora a acontecer. Rio de Janeiro tem mais destaque, mas São Paulo também está se tornando mais evidente”, disse Gomes em um comunicado.
Manter as vacinas em dia.
Devido ao aumento na atividade, o pesquisador lembra o quão importante é estar com as vacinas em dia. Nós temos uma vacina que protege contra dois tipos de doenças e agora está disponível para pessoas de diversas idades. E mesmo para aquelas faixas etárias que a vacina de dois tipos ainda não foi aprovada, é muito importante estar com a vacina correta para a sua idade. Isso é especialmente importante agora que estamos vendo um aumento de casos.
Quando olhamos para todos os casos de SRAG no país, notamos que houve uma redução na quantidade de casos ao longo do tempo (nas últimas seis semanas). Nas últimas três semanas, os números se mantiveram estáveis.
No caso dos vírus da gripe A e do vírus respiratório sincicial (VSR), a situação é de estabilidade ou queda na maioria dos estados. Mesmo ainda havendo muitos casos de rinovírus em alguns estados, principalmente em crianças e pré-adolescentes, está começando a diminuir o número de casos ou parar de aumentar.