Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

Inovação no TJAC: inteligência artificial agiliza distribuição de processos

Publicado em

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) está adotando a Inteligência Artificial (IA) como aliada para agilizar a distribuição de processos. A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) implementou um sistema de IA para aprimorar o peticionamento eletrônico, permitindo que advogados e advogadas tenham suas peças iniciais classificadas automaticamente no Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

Essa inovação visa simplificar os procedimentos e garantir maior precisão nas estatísticas relacionadas à classificação e distribuição dos processos. Ao submeter uma petição no SAJ, a IA analisará o conteúdo da peça, identificando a classe à qual o processo pertence.

De acordo com a Ditec, cinco classes dentro do SAJ já alcançaram uma taxa de acerto de 99,9%, e a expectativa é que a ferramenta se aprimore ainda mais com o uso contínuo, aumentando a precisão do sistema.

Continua depois da publicidade

Além disso, o TJAC disponibilizou uma nova funcionalidade no peticionamento do SAJ para os advogados e advogadas: a possibilidade de anexar vídeos na peça inicial. Essa nova opção agiliza o processo, substituindo o antigo procedimento que exigia pelo menos três etapas para anexar vídeos.

Propaganda
Advertisement