Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

IRPF 2024: Prazo final se aproxima para aproveitar a declaração pré-preenchida

Publicado em

Com apenas dez dias restantes para o encerramento do prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2024, os contribuintes têm a oportunidade de simplificar o processo por meio da declaração pré-preenchida, disponível para aqueles que possuem conta no GOV.BR. O prazo final para a entrega é até 31 de maio.

Até o momento, aproximadamente 28,4 milhões de declarações já foram submetidas, sendo que 40,2% dos contribuintes optaram por utilizar o serviço do governo federal para facilitar a entrega. O secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Mascarenhas, destacou a eficiência e a praticidade desse serviço, que agiliza a elaboração da declaração e reduz a possibilidade de erros.

Para aproveitar a declaração pré-preenchida, é necessário baixar o aplicativo GOV.BR na loja do dispositivo, inserir o CPF e seguir as etapas de cadastro. Os contribuintes podem validar seus dados na Receita Federal ou no INSS, e a ferramenta oferece a facilidade de aumentar o nível de conta automaticamente.

Continua depois da publicidade

Para alcançar o nível Prata, é preciso realizar a biometria facial com a CNH, ser servidor público federal ou fazer o login por meio de um dos bancos credenciados. Já para o nível Ouro, é necessário realizar o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral, pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou através de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.

No caso dos municípios afetados pelas chuvas intensas no Rio Grande do Sul, o prazo para a entrega da declaração da IRPF foi prorrogado até 31 de agosto. Os moradores dessas localidades podem consultar a lista dos municípios no portal da Receita Federal.

O GOV.BR, utilizado por mais de 156 milhões de brasileiros, oferece acesso a mais de 4.200 serviços digitais, incluindo a Assinatura Eletrônica GOV.BR, Meu SUS Digital, Meu INSS, ENEM, Fies, Carteira Digital de Trânsito, eSocial e documentos militares, tornando a vida dos cidadãos mais prática e simplificada.

Propaganda
Advertisement