GERAL
Jovem escalpelada em kart passa por nova cirurgia: “Ficha está caindo”
“A Heloísa passou por um procedimento cirúrgico novamente, com a troca de curativo a vácuo. Ela não está bem. A ficha está caindo e ela tá realmente entendendo tudo que aconteceu e como será daqui para frente”, revela Beth Heliodoro, mãe da jovem que foi escalpelada ao participar de uma corrida de kart. O acidente aconteceu em uma pista no Paranoá, no Distrito Federal, em 10 de dezembro.
A adolescente, de 17 anos, teve o cabelo puxado pelo motor do kart e sofreu um escalpelamento, gerando perda de 80% do couro cabeludo. A menina passou por uma nova operação nessa quinta-feira (28/12). Dependendo da recuperação, ela pode ser liberada para passar o Ano-Novo com a família.
A mãe da menina comenta sobre o momento difícil que eles vivem após o acidente: “No Natal, a Heloísa foi liberada para passar a ceia conosco, no entanto, devido às dores que sente, não foi tão bom. Mas ela recebeu o calor dos irmãos e da avó que veio de Recife para estar junto neste momento”.
Por causa do tratamento da adolescente, Beth precisou parar de trabalhar e tem contado com a ajuda de amigos e familiares. “A intenção agora é estabilizar mais esse período conturbado que estamos passando e, independentemente da nossa situação, agradecer a Deus por ter a Heloísa conosco”, afirma.
Tratamento
Heloísa foi socorrida na pista e deu entrada no Hospital de Base. Segundo a mãe, a demora em transferir a menina para outra unidade de saúde impediu que o tecido fosse reimplantado.
“O hospital nos atendeu, mas deixou ela muito tempo sem transferir para o outro, e ela perdeu o tecido que poderia ser aproveitado. Perdeu a oportunidade de fazer uma cirurgia e implantar novamente. São muitas coisas. Ela só tem 17 anos.”
Heloísa foi transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), onde está internada. O curativo a vácuo ajudaria na recuperação de Heloísa para que, então, ela pudesse realizar o enxerto no couro cabeludo.
Em nota divulgada anteriormente, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) informou que paciente deu entrada no Hospital de Base do DF no dia 10 de dezembro, foi atendida e estabilizada devido à gravidade de seu quadro clínico.
“Após isso, a equipe médica achou necessário encaminhar a paciente para passar por avaliação da equipe de Cirurgia Plástica, que fica no Hospital Regional da Asa Norte. Assim que recebeu a devolutiva do Hran, a paciente foi imediatamente encaminhada, sendo transferida no início da manhã da segunda-feira (11/12/2023)”, indicou o órgão.