GERAL
Licitação para recuperação da ETA I está prevista em 15 dias
Após a declaração de situação de emergência na captação de água da Estação de Tratamento ETA I, responsável por abastecer aproximadamente 40% da população de Rio Branco e que enfrenta um sério risco de desabastecimento, o prefeito interino, Alysson Bestene (PP), anunciou que o projeto de recuperação da estação será licitado em até 15 dias. A informação foi confirmada pela administração municipal.
O principal objetivo é contratar uma empresa que possa iniciar as obras de revitalização. Bestene afirmou que o projeto já foi elaborado pelo governo estadual e entregue ao Serviço de Água e Esgoto (Saerb) para análise.
“O financiamento vem do Estado, que já havia previsto recursos antes da transferência do sistema para o município. A reforma da ETA I já estava nos planos, mas estava em espera. Com a atual situação de emergência, o Estado acelerou a elaboração do projeto, que já está com o Saerb para avaliação. O parecer está sendo emitido, levando em consideração todas as reformas necessárias, incluindo a realocação da captação a mais de 200 metros de sua posição original. O recurso será proveniente da Caixa Econômica Federal,