Em fevereiro de 2025, o Lions Clube Centenário CL Raimundo da Silva Maia, localizado no Acre, completa oito anos de existência. Desde sua fundação, a instituição atua em diversas áreas sociais, incluindo saúde, educação e meio ambiente, com o objetivo de atender comunidades em situação de vulnerabilidade.
O Lions Clube é uma instituição internacional que existe no mundo há mais de 100 anos. No estado do Acre, o primeiro clube Lions surgiu há quase 60 anos e, desde então, muitos clubes foram fundados no estado com o propósito de ajudar aqueles que mais precisam.

Segundo Pablo Marcelo, presidente do clube Raimundo Maia no ano leonístico 2024/2025, desde sua fundação em 2017, o objetivo do clube sempre foi ampliar a atuação da entidade no estado. O nome do clube é uma homenagem a Raimundo Maia, um dos primeiros integrantes do movimento na região e bisavô de Pablo Marcelo.
“No meu caso, o leonismo já está presente na minha família há muitos anos, desde os primeiros clubes do estado, e é uma paixão passada para todas as gerações, desde o meu bisavô. Inclusive, no caso do nosso clube, o nome é uma homenagem ao meu bisavô, Seu Raimundo Maia”, conta Pablo Marcelo.
O clube opera de forma voluntária e sem fins lucrativos, promovendo ações voltadas para o combate à fome, prevenção da diabetes e câncer infantil, além de programas de apoio à visão e resposta a desastres. De acordo com Pablo Marcelo, desde sua fundação em 2017, o clube já atendeu cerca de 20 mil pessoas em Rio Branco.

“Trabalhamos em todas as áreas e sempre analisando as necessidades da comunidade ao nosso redor. Nosso lema ‘Nós Servimos’ traduz muito o que buscamos fazer: servir aos mais carentes e proporcionar mais dignidade a essas pessoas”, conta Pablo.

Para manter e expandir suas atividades, o Lions Clube Raimundo Maia busca parcerias com empresas e profissionais que possam contribuir com os projetos sociais, além de doações de pessoas físicas.
“Como somos leões voluntários, nossa maior dificuldade atualmente é conseguir parcerias com empresas que também estejam dispostas a servir de forma voluntária. Nos últimos anos, conseguimos parcerias com empresas de hidroponia, água mineral, papelarias, escolas de treinamento e com alguns profissionais das áreas onde sempre trabalhamos, mas, ainda assim, a necessidade de parcerias é grande, tendo em vista a vulnerabilidade social na qual muitas famílias ainda vivem em nosso estado”, complementa Pablo Marcelo.

Aqueles que desejam contribuir ou obter mais informações sobre as ações da instituição podem acompanhar as atividades pelo Instagram @lionsclube.raimundomaia.
“Estamos abertos a receber doações de todos os tipos e também a receber novas pessoas nesse movimento que já reúne mais de 1,4 milhões de pessoas no mundo todo”, finalizou Pablo Marcelo.
https://www.instagram.com/reel/DBwN6eUgAmi/?igsh=czE2YmUxcnBrY21n









