GERAL
Mãe de criança com Síndrome de Down e cardiopatia pede ajuda para se manter durante tratamento da filha fora do Acre
Millena Kristie Da Silva Arante, 24 anos, é mãe da pequena Maria das Graças, de sete meses, a filha nasceu com Síndrome de Down e cardiopatia. Por conta da sua condição, a criança precisa passar por uma cirurgia fora do estado e fazer uma alimentação diferenciada por estar abaixo do peso.
“Ela tem sete meses, mas parece que tem três e precisa fazer uma cirurgia de cateterismo fora do estado e eu não tenho condições, pois me falaram que lá [em outra cidade] eu não vou poder ficar com ela e terei que arcar com as minhas despesas de hotel, passagem de ônibus e alimentação”, diz a mãe.
Por estar abaixo do peso, a nutricionista, que acompanha Maria, receitou um leite chamado ‘Infatrini’, que custa, em média, R$ 145, porém o que ela está conseguindo de doação é o leite ‘Aptamil-pro future’.
“Ela precisa tomar furosemida [é um diurético utilizado no tratamento ou alívio da pressão alta e do inchaço (edema) associados a doenças específicas] de 6ml e captropil de 5ml, e mesmo com essa medicação não está fazendo efeito e os furinhos que tem no coração, ao invés de diminuir, estão aumentando. E ela teria de 30 a 45 dias para viajar’, completa a mãe.
Millena pede que quem puder ajuda-la com doações das latas de leite, que não conseguiu quando buscou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro. Ela foi orientada a ir até a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), mas lá também não obteve ajuda em relação ao suplemento.
“Eu fui atrás e é uma burocracia muito grande, me falaram que seria negado e eu teria que entrar na defensoria. E esse leite é muito caro e eu não tenho condições de comprar e quem puder me ajudar eu agradeço”.
A pequena não recebe nenhum tipo de benefício, pois precisa de um laudo para que a mãe inicie o processo, e até o momento, ela não tem esse laudo. A mãe tem Maria e mais duas filhas e sobrevivem com um auxílio no valor de R$ 400 que mal dá de pagar seu aluguel e manter a família.
Além disso, a dona da casa que elas moram pediu o imóvel a pouco tempo e Millena não sabe para onde ir com as filhas, pois em outro local o valor é bem maior.
Quem puder ajudar essa família com doação pode entrar em contato com Millena no telefone (68) 99241-3748.