GERAL
Mais aprovados no CNU são convocados para cursos de formação

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a segunda convocação para os cursos de formação de nove cargos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), abrangendo os blocos temáticos de 1 a 7 de nível superior.
Os candidatos convocados nesta segunda lista devem confirmar sua participação online até quarta-feira (12) na Área do Candidato no site do concurso. Quem não confirmar a participação será eliminado do cargo convocado e dos cargos de menor preferência, mas continua concorrendo aos cargos de maior preferência.
A participação no curso de formação é obrigatória para a progressão no concurso. As aulas serão ministradas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pelo Cebraspe e pelas agências reguladoras Aneel, Antaq e ANS, em Brasília e no Rio de Janeiro, com exceção do curso para Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), que será híbrido.
Os cursos visam preparar os candidatos para o exercício de funções no serviço público, desenvolvendo competências técnicas específicas e habilidades transversais, com foco em ética, equidade, sustentabilidade e resultados para o cidadão.
A carga horária varia de 140 a 580 horas, e a aprovação no curso exige frequência mínima de 75% das aulas presenciais e média final de 70% nas provas.
A próxima etapa será a matrícula no curso, entre 10 e 18 de março, com apresentação de documentos como identidade, CPF, comprovante de licença (para servidores públicos federais) e conta corrente para recebimento do auxílio financeiro.
Os custos com transporte, alimentação e estadia durante o curso são de responsabilidade do candidato, que receberá 50% da remuneração inicial do cargo durante o período de formação, com os devidos descontos legais. Servidores públicos federais podem optar por manter seus vencimentos atuais.
A terceira e última convocação para os cursos de formação será realizada em 18 de fevereiro, caso haja novas desistências. A lista definitiva de classificação para todos os cargos, a lista definitiva de convocados para matrícula nos cursos de formação e as listas de espera finais do concurso serão publicadas em 28 de fevereiro.
O banco de candidatos aprovados do CNU, com cerca de 16 mil pessoas, é maior do que o previsto inicialmente, com uma lista de candidatos em cadastro de aproximadamente 6 vezes o número de vagas imediatas.
