GERAL
MEC prorroga prazo para entrega de documentos da segunda chamada do Prouni 2/2025

Brasília, DF – O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo para a entrega dos documentos dos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2025. Os candidatos agora têm até a próxima segunda-feira, 18 de agosto, para apresentar a documentação comprobatória nas instituições de ensino superior.
O Prouni oferece bolsas integrais (100% da mensalidade) e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior, representando uma importante oportunidade para estudantes de baixa renda acessarem o ensino superior.
Os resultados da segunda chamada estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na página específica do Prouni, mediante login com a conta Gov.br.
A entrega dos documentos pode ser realizada tanto presencialmente quanto por meio eletrônico, conforme as orientações de cada instituição de ensino. As faculdades devem disponibilizar em suas páginas na internet um campo específico para o envio da documentação. Caso o acesso eletrônico não seja possível, a instituição deverá disponibilizar colaboradores para receber a documentação fisicamente, nos locais de oferta de curso e nos horários regulares de funcionamento. É fundamental que a instituição emita um comprovante de entrega dos documentos, seja físico ou virtual.
De acordo com o edital, as faculdades privadas podem optar por um processo próprio de seleção a partir da pré-seleção dos candidatos, desde que tenham comunicado formalmente essa exigência aos candidatos.
Nesta edição do Prouni, são ofertadas mais de 211 mil bolsas de estudo em mais de 370 cursos de 887 instituições de todo o país. O curso de administração lidera a oferta de bolsas, com 13.774 oportunidades, seguido por direito (13.152), pedagogia (11.339) e educação física (8.939). Para o curso de medicina, foram ofertadas 1.159 bolsas, sendo 988 integrais e 171 parciais.
O Prouni, que ocorre duas vezes ao ano, é destinado a estudantes sem diploma de nível superior. Em 2025, o programa completa 20 anos, com um histórico de mais de 3,5 milhões de estudantes beneficiados desde a primeira edição, em 2005. Atualmente, o programa beneficia 632.503 estudantes, matriculados em 1.851 instituições privadas de ensino superior no Brasil, sendo que 533.790 possuem bolsa integral.









