Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Medicação de alto custo ofertada pelo SUS está em falta no Acre; “O MS está com dificuldade de aquisição desse medicamento”, diz chefe de departamento farmacêutico

Publicado em

Indicada para tratar crianças com nanismo por deficiência do hormônio do crescimento e para a Síndrome de Turner, a somatropina está em falta no estado. A medicação pode chegar a mais de R$ 1 mil reais e é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas há algumas semanas ela não está disponível.

Uma mãe, que prefere não se identificar, diz que a filha faz uso da medicação e não pode interromper o tratamento, pois pode afetar a saúde da criança.

A reportagem fez uma rápida pesquisa com pelo menos cinco farmácias da capital e nenhuma tem a medicação, uma vez que devido ao alto custo a procura é extremamente baixa e o SUS disponibiliza.

Continua depois da publicidade

De acordo com o chefe de Departamento de Assistência Farmacêutica do Estado, Marcelo Xavier, o caso se assemelha ao das insulinas de ação rápida.

“O Ministério da Saúde está com dificuldade de aquisição desse medicamento e estão fazendo a mesma logística. Estão finalizando uma compra emergencial e, também, tentando remanejar de outros estados. Só que, até agora, ainda não tenho posição de quando vai chegar esse remanejamento. Estou procurando junto ao ministério essa data, pois ele depende que os outros estados liberem para o ministério poder pegar e liberar o nosso”, conclui.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress