GERAL
Médico alerta para alta em casos de diarreia severa em Rio Branco: “Enterovírus?”
“Atenção, diarreia severa ocorrendo ao mesmo tempo em diversas localidades de Rio Branco. Contaminação de fonte de consumo comum? Enterovírus?”. O alerta é do médico infectologista acreano Tião Viana.
A preocupação foi compartilhada em suas redes sociais nesta quarta-feira (23).
Em julho deste ano, o Acre registrou um aumento nos casos de doenças diarreicas causadas por vírus e bactérias.
A suspeita para o Enterovírus, levantada por Tião Viana, é preocupante, já que os enterovírus afetam o trato gastrointestinal, causando sintomas como febre, vômitos e dor de garganta.
As doenças causadas por enterovírus são altamente infecciosas e mais comuns nas crianças, já que os adultos possuem o sistema imunológico mais desenvolvido, respondendo melhor a essas infecções.
A transmissão do vírus acontece principalmente por meio da ingestão de alimentos e/ou água contaminados pelo vírus ou contato com pessoas ou objetos também contaminados. Assim, a melhor forma de prevenir infecções é através da melhoria dos hábitos de higiene, além da vacinação, no caso da poliomielite.
Doenças causadas por enterovírus
O enterovírus é responsável por diversas doenças, sendo as principais:
1. Poliomielite
A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é causada pelo poliovírus, um tipo de enterovírus capaz de atingir o sistema nervoso, causando sintomas como paralisia de membros, alteração da coordenação motora, dores nas articulações e atrofia muscular. Saiba reconhecer os sintomas de poliomielite.
2. Síndrome mão-pé-boca
A síndrome mão-pé-boca é altamente contagiosa e é causada pelo enterovírus do tipo Coxsackie que causa, além de febre, diarreia e vômitos, o aparecimento de bolhas nas mãos e nos pés e aftas na boca. Conheça mais sobre a síndrome mão-pé-boca.
3. Herpangina
A herpangina pode ser causada pelo enterovírus do tipo Coxsackie e pelo vírus Herpes simplex e é caracterizada pela presença de feridas dentro e fora da boca, além de garganta vermelha e irritada. Saiba reconhecer os sintomas de herpangina.