Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Mendonça pede vista de Marco Temporal e suspende julgamento no STF

Publicado em

Logo depois de o ministro Alexandre de Moraes proferir voto e sugerir tese para o Marco Temporal, o ministro André Mendonça pediu vista da ação e suspendeu o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Diante de pressão e com texto aprovado na Câmara dos Deputados sobre o tema, o STF iniciou o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) nº 1.017.365 nesta quarta-feira (7/6).

Com dois votos contra o Marco Temporal e um a favor, agora Mendonça tem 90 dias para devolver o texto para que a presidente da Corte o paute novamente. O pedido de vista ocorreu diante de diversos indígenas que estavam em plenário. Eles chegaram a Brasília, na última segunda-feira (5/6), com a esperança de que uma decisão do STF os ajudasse com o texto na Câmara.

Os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 490 estipulando que apenas as terras originárias ocupadas até a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, deverão ser demarcadas.

Continua depois da publicidade

Os indígenas são contra a aprovação desse texto e iniciaram protesto na segunda-feira (5/6), em Brasília. A decisão do STF agora foi adiada por mais 90 dias.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress