Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Mercedes-Benz afirma que postos de trabalho serão mantidos em Juiz de Fora após anúncio de demissão em massa em SP

Publicado em

Parque Industrial da Mercedes Benz em Juiz de Fora, foto de arquivo — Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz confirmou ao g1 nesta quarta-feira (7) que irá manter a fábrica e os empregos dos funcionários em Juiz de Fora. O anúncio ocorreu após a empresa informar que irá reestruturar a fábrica de caminhões e chassis de ônibus em São Bernardo do Campo (SP). A medida resultará na demissão de 3.600 trabalhadores.

Apesar da garantia dos postos de trabalho na cidade da Zona da Mata mineira, nos últimos anos o segmento automobilístico sofreu restruturações e férias coletivas no município. Relembre abaixo.

Situação em Juiz de Fora

Em 2019, o g1 mostrou que houve uma redução dos serviços na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora. Na ocasião, a fábrica informou que manteria apenas a produção de cabina e pintura de caminhões.

Continua depois da publicidade

Já no ano passado, uma audiência pública na Câmara Municipal discutiu a situação da montadora na cidade. Um dos motivos para a sessão ser realizada foi o encerramento dos trabalhos da Ford no Brasil. Em 2022, a empresa anunciou férias coletivas dos 600 funcionários.

Cenário nacional

 

Em 2019, houve a desmobilização da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, antes do anúncio da saída da montadora do país, em 2021. A própria Mercedes-Benz vendeu no ano passado uma planta em Iracemápolis, onde eram produzidos automóveis de luxo, à chinesa Great Wall Motors.

Em abril deste ano, a Toyota decidiu fechar a fábrica em São Bernardo do Campo, a primeira fora do Japão. A Caoa Cherry anunciou em maio a interrupção da produção de veículos na principal planta no país, em Jacareí, para adaptar a unidade à produção de carros híbridos e elétricos

A Mercedes-Benz disse na terça-feira (6) que “o mercado tem se tornado mais dinâmico do que nunca e a competitividade em nessa indústria vai continuar a se intensificar, especialmente considerando a transformação das tecnologias tradicionais para novas formas de propulsão”.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress