GERAL
Mercedes-Benz afirma que postos de trabalho serão mantidos em Juiz de Fora após anúncio de demissão em massa em SP
A Mercedes-Benz confirmou ao g1 nesta quarta-feira (7) que irá manter a fábrica e os empregos dos funcionários em Juiz de Fora. O anúncio ocorreu após a empresa informar que irá reestruturar a fábrica de caminhões e chassis de ônibus em São Bernardo do Campo (SP). A medida resultará na demissão de 3.600 trabalhadores.
Apesar da garantia dos postos de trabalho na cidade da Zona da Mata mineira, nos últimos anos o segmento automobilístico sofreu restruturações e férias coletivas no município. Relembre abaixo.
Situação em Juiz de Fora
Em 2019, o g1 mostrou que houve uma redução dos serviços na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora. Na ocasião, a fábrica informou que manteria apenas a produção de cabina e pintura de caminhões.
Já no ano passado, uma audiência pública na Câmara Municipal discutiu a situação da montadora na cidade. Um dos motivos para a sessão ser realizada foi o encerramento dos trabalhos da Ford no Brasil. Em 2022, a empresa anunciou férias coletivas dos 600 funcionários.
Cenário nacional
Em 2019, houve a desmobilização da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, antes do anúncio da saída da montadora do país, em 2021. A própria Mercedes-Benz vendeu no ano passado uma planta em Iracemápolis, onde eram produzidos automóveis de luxo, à chinesa Great Wall Motors.
Em abril deste ano, a Toyota decidiu fechar a fábrica em São Bernardo do Campo, a primeira fora do Japão. A Caoa Cherry anunciou em maio a interrupção da produção de veículos na principal planta no país, em Jacareí, para adaptar a unidade à produção de carros híbridos e elétricos
A Mercedes-Benz disse na terça-feira (6) que “o mercado tem se tornado mais dinâmico do que nunca e a competitividade em nessa indústria vai continuar a se intensificar, especialmente considerando a transformação das tecnologias tradicionais para novas formas de propulsão”.