Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Mesmo com vazante do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul, famílias seguem em abrigos

Publicado em

Mesmo com a vazante do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, as cerca de 500 pessoas que estão desabrigadas, ainda não podem voltar para casa, segundo informações do Corpo de Bombeiros que monitora a cheia. O nível do manancial começou a baixar ainda na sexta-feira (4) e chegou a 13,19 metros, na leitura das 12h deste domingo (6).

Apesar de estar em vazante, o retorno das famílias só deve ocorrer quando o rio sair da cota de transbordo, que é de 13 metros, segundo informou o comandante dos Bombeiros no Juruá, tenente Josadac Cavalcante.

“Paramos de retirar famílias dia 4 [sexta-feira] e todas permanecem nos abrigos. Quando o rio sair da cota de transbordo, as famílias serão realocadas em suas respectivas residências”, disse.

Continua depois da publicidade

Nesse sábado (5), os Bombeiros junto com a Defesa Civil fizeram a distribuição de pelo menos 5 mil litros de água para os que foram atingidos pela enchente.

A previsão da Defesa Civil Municipal é que o nível do rio continue oscilando até meados abril. Ao todo, 500 pessoas de 129 famílias estão nos 14 abrigos públicos montados para atender os atingidos, conforme dados do Corpo de Bombeiros.

Ao todo, 1.010 famílias estão desalojadas e foram levadas para casa de parentes. Outras quatro famílias estão em aluguel social. Cerca de 11 bairros e 14 comunidades rurais estão afetadas pela enchente.

Com cerca de 28 mil pessoas atingidas pela enchente, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, decretou situação de emergência na segunda (28). O decreto foi assinado pelo prefeito da cidade, Zequinha Lima.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress