Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

Micro e pequenas empresas lideram geração de empregos, sendo responsáveis por 58% das contratações em fevereiro

Publicado em

De acordo com um levantamento do Sebrae com base nos dados do Caged, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 58% dos empregos criados em fevereiro. Isso representa 177,1 mil contratações em um total de 306,1 mil vagas. Além disso, houve um crescimento significativo de 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No acumulado dos dois primeiros meses de 2024, um total de 475 mil vagas foram criadas, e cerca de 60% delas tiveram origem nas micro e pequenas empresas. Isso representa um aumento de 29% em relação ao mesmo bimestre do ano passado. O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou a importância contínua desses negócios para o mercado de trabalho no país, destacando o potencial para um crescimento ainda maior.

Dentro do segmento das pequenas empresas, o setor de serviços se destacou como o maior gerador de empregos, com a criação de 96.452 postos de trabalho. A indústria da transformação e a construção também contribuíram significativamente, com a criação de 27.210 e 25.849 empregos, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, as médias e grandes empresas criaram 98.466 postos de trabalho, correspondendo a 32,2% do total de empregos em fevereiro. O setor de serviços também foi o principal responsável pela geração de vagas nesse segmento, com 69.470 empregos criados.

Esses números evidenciam a importância vital dos pequenos negócios na economia brasileira e como eles continuam a impulsionar o mercado de trabalho. O apoio a essas iniciativas é fundamental para o crescimento sustentável do país.

Propaganda
Advertisement