Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Ministério da Saúde diz que não vai usar a CoronaVac na vacinação em 2022

Publicado em

O Ministério da Saúde declarou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 que não vai utilizar o imunizante CoronaVac na campanha de vacinação em 2022. Segundo Danilo de Souza Vasconcelos, diretor de Programa da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, e Rosana Leite de Melo, secretária do mesmo setor, as causas para a descontinuidade do uso da vacina do Instituto Butantan são o fato de não ter obtido a autorização definitiva pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a “baixa efetividade entre idosos acima de 80 anos.” “Até o presente momento a autorização (da CoronaVac) é temporária de uso emergencial, que foi concedida para minimizar, da forma mais rápida possível, os impactos da doença no território nacional”, informaram os servidores à CPI, respondendo a questão feita pela comissão sobre a “justificativa para a descontinuidade do uso da Coronavac em 2022, tal como anunciado”.

No Brasil, apenas as vacinas da Pfizer-BioNTech e da Astrazeneca/Fiocruz tem o registro para uso definitivo emitido pela Anvisa. A CoronaVac e a Janssen possuem apenas a autorização para uso emergencial. “Além do fato de estudos demonstrarem a baixa efetividade do imunizante em população acima de 80 anos, discussões na Câmara Técnica não indicaram tal imunizante como dose de reforço ou adicional”, completaram os servidores.

Continua depois da publicidade

A efetividade média da CoronaVac contra a doença em adultos acima de 70 anos é de 42%, segundo um estudo preliminar realizado em maio e conduzido por pesquisadores brasileiros reunidos no grupo Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19 (Vebra Covid-19) e apoiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement