GERAL
Ministro das Relações Exteriores participa do Txai Amazônia no Acre, impulsionando a bioeconomia

O Ministro da Carreira Diplomática e Coordenador Nacional dos Corredores Rodoviário e Ferroviários Bioceânicos, João Carlos Parkinson, esteve no Acre entre os dias 26 e 27 de junho para participar do Seminário Internacional de Bioeconomia e Sociodiversidade – Txai Amazônia. O evento, sediado no eAmazônia da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco, reuniu diversas instituições e stakeholders para discutir o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Parkinson visitou os estandes de empreendedores da bioeconomia amazônica, interagindo com representantes locais e conhecendo os produtos inovadores desenvolvidos na região. Sua participação incluiu a participação em painéis temáticos, culminando na apresentação no painel “Cooperação para o Desenvolvimento da Bioeconomia Pan-Amazônica: Rota de Integração Regional e Internacional” na sexta-feira.
O Txai Amazônia, organizado pelo Instituto Sapien em parceria com diversas instituições, incluindo o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Governo do Estado do Acre, busca fortalecer a bioeconomia amazônica por meio da integração entre governos, setor privado e comunidades tradicionais. O evento focou em soluções práticas para pequenos produtores, abordando temas como financiamento, cadeias produtivas e acesso a mercados, combinando conhecimento científico, inovação e saberes ancestrais. O seminário também teve como objetivo destacar o potencial da bioeconomia amazônica no cenário internacional.
O evento, que ocorreu até 28 de junho, teve sua programação completa disponível online. A participação do Ministro Parkinson reforça a importância da bioeconomia amazônica para a agenda nacional e internacional.
