Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Ministros de Lula discutem piso da enfermagem em audiência na Câmara

Publicado em

Divulgação Enfermeiros

Após ser suspenso no Supremo Tribunal Federal (STF), o novo piso da enfermagem será tema de discussão nesta terça-feira (18), em audiência pública na Câmara dos Deputados.

Na ocasião, participam quatro ministros do governo Lula: Nísia Trindade (Saúde), Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Simone Tebet (Planejamento). Também foram convidados representantes do Conselho Federal de Enfermagem e associações de hospitais públicos e privados.

A polêmica toda começou em 2022. Em agosto daquele ano, o piso foi sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, porém, foi suspenso pelo STF em setembro.

Continua depois da publicidade

As associações que representam os hospitais tentam derrubar a lei que estabeleceu remuneração mínima de R$ 4.750 para enfermeiros. Técnicos em enfermagem devem receber 70% desse valor, e auxiliares de enfermagem e parteiros, 50%. As instituições de saúde afirmam que ainda não há fontes de custeios.

O presidente Lula, por sua vez, promete editar uma medida provisória para regulamentar o pagamento dos recursos, mas ainda não há data.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress