GERAL
Moraes faz piada com influenciadores sobre tirar foto: “É um perigo isso hoje”

Durante um encontro com influenciadores digitais no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes usou o bom humor para comentar a atual situação em que se encontra em relação aos Estados Unidos. Ao final do evento, quando foi anunciada uma foto coletiva com o magistrado, ele reagiu com ironia:
“Eu não sei se eles querem uma foto comigo. É um perigo isso hoje. Porque pode ter um drone norte-americano”, disse, arrancando risadas dos presentes.
A declaração ocorre em meio às recentes sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos contra Moraes. No fim de julho, o ex-presidente Donald Trump anunciou a aplicação da Lei Magnitsky, que prevê medidas como o bloqueio de bens nos EUA, incluindo contas bancárias, imóveis e investimentos, além da proibição de transações financeiras que envolvam o sistema bancário americano. Anteriormente, o ministro já havia tido seu visto de entrada no país revogado.
As sanções são reflexo de críticas da gestão Trump ao andamento de processos no Brasil, especialmente à ação penal que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), relatada por Moraes no STF.
Na véspera do encontro com os influenciadores, Moraes já havia feito uma brincadeira semelhante ao conversar com o humorista Mizael Silva, conhecido por interpretar o personagem “advogado de Moraes” nas redes sociais. Em tom descontraído, o ministro comentou:
“Eu estou precisando de advogado. Você fala inglês? Para me defender nos Estados Unidos”, afirmou, rindo.
O evento com os influenciadores faz parte da estratégia do STF para ampliar a comunicação com o público jovem e discutir temas jurídicos de forma acessível e leve.