Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Morre ativista cultural acreano Gregório Filho, no Rio de Janeiro

Publicado em

A notícia da morte de Francisco Gregório Filho, 73 anos, ativista cultural acreano, tomou conta das redes sociais neste sábado, 12. Gregório morava no Rio de Janeiro e a causa da morte ainda é desconhecida.

O ativista, ator, diretor, gestor de programas e projetos culturais nas áreas de música, foi presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), no Governo Flaviano Melo, de 1987 a 1990.

Na condição de funcionário público federal aposentado, Gregório se dedicava, nos últimos anos, a contar histórias no canal YouTube.

Continua depois da publicidade

Emocionada, a atriz Karla Martins, conversou com o Na Hora da Notícia e relembrou que a primeira vez que teve contato com o teatro, ainda na infância, foi com Gregório.

“Ele foi meu vizinho, no bairro Capoeira, onde eu nasci e cresci. Ao longo da nossa vida, nós tivemos vários encontros. Ele virou, pra mim, meu grande mestre da contação de história, um grande amigo e uma grande referência naquilo que seria a gestão pública da cultura feita em parceria com os artistas, compreendo todas as diferenças e possibilidades que isso poderia ter”, disse a atriz.

Karla lamentou a morte do amigo ativista e disse que ele fará muita falta.

“Eu lamento demais a partida dele. O Gregório tinha 73 anos e ele fará muita falta para aqueles que contam história, que são artistas, com aquele sentimento dele de ler o mundo, entender o mundo e ajudar o mundo a caminhar por lugares melhores para todas as pessoas. É muito triste perde-lo, essa figura tão icônica das nossas vidas que era ele. Então eu desejo que ele siga cobrando história no infinito e seja o grande exemplo dos contadores de história do Brasil e que a gente enxergue cada vez mais esse processo de generosidade que artistas como o Gregório faz, ao entregar a sua arte para a sociedade”, concluiu.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress