GERAL
Morre Chico Moisés, aos 108 anos de idade; era pai do jornalista Chico Pop, também já falecido
Morreu Neste sábado (18), em Rio Branco (AC), o funcionário público Francisco Moisés de Menezes, aos 108 anos de idade. Era pai de três filhos, entre eles o jornalista Francisco Ventura de Menezes, conhecido como Chico Pop, que faleceu em 2006.
Chico Pop foi precursor do chamado jornalismo cultural no Acre e também foi produtor cultural em Rio Branco. na década de 1970 e 1980. Nasceu em um seringal próximo a cidade de Cruzeiro do Sul – e se tornou em Rio Branco um dos maiores agitadores da cena cultural acreana. Foi um dos fundadores do FAMP, o Festival Acreano de Música Popular. No final da década de 1960, editou o jornal O Pop, um veículo que falava sobre música, literatura, cinema, entre outros temas relevantes. Em 1974, lançou a coluna “A Cidade Se Diverte” no jornal O Rio Branco. Faleceu em 2000.
Sentado numa cadeira de balanço na varanda da casa em que a família vivia, na chamada ladeira da Maternidade, na Avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco, seu Chico Moisés, que foi um jogador de sucesso no futebol amador acreano, se divertia com a fama do filho. De sua cadeira ele acenava para quem passava e dizia, sem esconder o orgulho, que era ser pai do jornalista.