GERAL
Mutirão de vacinação contra a Covid começa nesta segunda (24) em frente ao Palácio Rio Branco
Começa nesta segunda-feira (24) o mutirão de vacinação contra a Covid-19 em frente ao Palácio Rio Branco. A ação do governo do estado ocorre até sexta (28), das 16h às 20h.
Serão aplicadas 1ª, 2ª e dose de reforço. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), os alvos são as pessoas maiores de 12 anos, para aplicação de primeira e segunda dose.
Apenas o público maior de 18 anos pode tomar a dose de reforço, com intervalo de 4 meses após a segunda dose. A expectativa é imunizar ao menos mil pessoas.
Serão disponibilizadas vacinas dos laboratórios:
- Fiocruz/Astrazeneca: para pessoas com 18 anos ou mais para 1° e 2° dose
- Butantan/Coronavac: para pessoas com 18 anos ou mais para 1° e 2° dose
- Pfizer: para pessoas acima de 12 anos para 1° e 2° dose e para dose de reforço
A população deve procurar o local com documento com foto (RG ou CNH), CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação.
“O objetivo é ofertar a vacinação principalmente para as pessoas que estão no trabalho e não têm como procurar as salas de vacinas no horário de expediente. Então, serão várias oportunidades já que vão ser cinco dias de ação”, disse a gerente do núcleo do Programa Nacional de Imunização do Acre, Renata Quiles.
Após problemas no sistema, o painel da vacinação do estado segue sem atualização desde de 9 de dezembro. Por isso, não é possível saber quantas pessoas já foram vacinadas em todo o estado. Desde segunda-feira (17) foi iniciada a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com a Pfizer pediátrica.
3ª onda
O Acre registra, nos 23 dias de janeiro, 5.340 casos novos da doença, conforme dados do boletim diário divulgado pela Sesacre, um salto significativo comparado a dezembro do ano passado que fechou com 171 casos novos.
No sábado (22), o estado chegou à marca de 1.529 casos novos em 24 horas e registrou um novo recorde. Na última quarta-feira (19), o Acre já havia registrado um alto número de casos, mais de 1,1 mil novos infectados em 24 horas.
A explicação para o aumento é a chegada da variante Ômicron no estado.
Em todo o estado há 45 pessoas internadas, sendo 40 com teste positivo. A taxa de ocupação da UTI nas unidades de saúde é de 40%. Dos 20 leitos existentes, oito estão ocupados. São 10 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.
Com o aumento no número de casos, as unidades de saúde voltaram a ficar lotadas em Rio Branco. A busca por testes em farmácias também aumentou.
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco abriu mais um ponto de testagem para Covid-19. As equipes de saúde estão em um drive-thru montado no estádio Arena da Floresta, das 8h às 17h, para fazer os testes somente em pessoas com sintomas da doença.
Os médicos que atendem na rede básica de saúde de Rio Branco suspenderam de forma temporária a greve da categoria que já durava mais de um mês. A decisão ocorre devido a terceira onda de Covid que atinge o estado acreano com elevação de casos da doença.