Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

“Não dá para fazer milagre” para baixar os preços dos combustíveis, diz CEO da Ipiranga

Publicado em

O presidente do grupo Ipiranga, Marcelo Araújo, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo afirmou que “Não dá para fazer milagre” para a redução de preços dos combustíveis. Para ele, os preços altos afetam muito a sociedade e por isso se torna “um tema político” explorável.

O executivo explicou que para mexer em preços seria necessário alteração no sistema de tributação do setor, em especifico, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal item que tem causado muitas polêmicas entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a maioria dos governadores.

Continua depois da publicidade

Na semana passada, 20 governadores assinatura carta repudiando as atuais acusações do Bolsonaro. Segundo Marcelo, a simplificação de impostos seria uma solução estrutural para baixar os preços. “Temos o sistema de tributação de transferências mais complexo do mundo”, comentou o CEO da Ipiranga.

O empresário frisa que este é o melhor momento para a discussão, uma vez que todos estão sentindo na pele. “Combustível é a principal fonte de receita dos Estados. Não adianta colocar a culpa no petróleo. O barril está a US $ 73. A média dos últimos dez anos foi de US $ 70”, cita.

Continua depois da publicidade

Unificação

Há dos projetos de lei (PL), inclusive de iniciativa do Governo Federal, para a unificação das alíquotas de ICMS. O intuito é torna-lo fixo por volume e não mais em cascata em toda a cadeia.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement